sicnot

Perfil

País

Ordem dos Médicos acusa Pinto Coelho de fazer "afirmações graves para os doentes"

A Ordem dos Médicos considera que Manuel Pinto Coelho fez intervenções na comunicação social "potencialmente graves para a saúde dos doentes e para a saúde pública". Em causa estão entrevistas do clínico à SIC, no programa Alta Definição, e ao jornal Expresso, que geraram "revolta e desconforto" na comunidade médica, lê-se num comunicado enviado à SIC.

No documento, intitulado "Em defesa dos doentes", a Ordem dos Médicos acusa o clínico de ameaçar a saúde da comunidade por defender práticas "que podem constituir um atentado à saúde".

A Ordem faz ainda saber que "já remeteu para avaliação disciplinar as afirmações polémicas" de Manuel Pinto Coelho.

A ingestão diária de água do mar diluída, a exposição solar sem proteção ou a suspensão das estatinas na maioria dos casos de colesterol elevado são algumas das ideias polémicas sustentadas pelo médico.

O Conselho Nacional da Ordem dos Médicos justifica o envio da nota com a necessidade de esclarecer a sociedade civil de que "a Medicina sem evidência científica constitui um perigo para a saúde pública" e que Manuel Pinto Coelho "fez afirmações potencialmente graves para a saúde dos doentes".

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22