sicnot

Perfil

País

PSD vai interpelar o Governo na próxima semana sobre política de saúde

ANT\303\223NIO COTRIM

O PSD irá interpelar, na próxima quarta-feira, o Governo no parlamento, sobre política de saúde, disse à Lusa fonte da direção do grupo parlamentar.

No debate quinzenal de quinta-feira, o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, dedicou grande parte da sua intervenção à saúde, acusando o primeiro-ministro, António Costa, e o Governo de terem conseguido atingir um défice de 2,8% à custa de cortes nesta área e na educação.

Luís Montenegro recuperou, no debate, um diploma de execução orçamental publicado na segunda-feira e que determina um corte de 35% nas contratações externas da saúde.

A este propósito, o líder parlamentar do PSD leu uma frase, dita há um ano pelo atual ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, na qual defendia que as contratações temporárias na saúde não poderiam ser invertidas "de forma precipitada", sobretudo em alturas como o verão ou em territórios como o interior.

"O que é que mudou num ano?", questionou Montenegro, apontando o aumento das listas de espera, o adiamento de consultas e cirurgias e o aumento das queixas dos utentes como alguns dos problemas no setor.

Em resposta, António Costa salientou que a "redução que tem de existir é no conjunto da despesa no conjunto do ano" e lembrou o reforço de 4.000 profissionais no setor da saúde.

Na semana passada, nas jornadas parlamentares do PSD no Algarve, o presidente do partido, Pedro Passos Coelho, defendeu que a "retórica do Governo não casa com a realidade", no final de uma visita ao Hospital de Faro. "Há uma retórica que não casa com a realidade, a realidade que temos precisa de ser melhorada, nomeadamente na área da saúde", afirmou Passos Coelho, defendendo, então, que o Algarve precisa de um hospital novo e considerando incompreensível que esta região não esteja incluída nas prioridades do executivo.

A interpelação tem uma grelha prevista de cerca de duas horas e conta, obrigatoriamente, com a presença do Governo.

Lusa

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • Hoje é notícia 

    País

    O PSD leva a debate parlamentar a reprogramação do atual quadro comunitário, desafiando os partidos a pronunciarem-se sobre a proposta inicial do Governo, que considera "não servir o país". Os parceiros sociais e o Governo reúnem-se na Concertação Social para discutirem o Programa Nacional de Reformas. O Sporting de Braga procura alcançar o Sporting no 3º lugar da I Liga, ao defrontar o Marítimo na abertura da 31.ª jornada.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16
  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC