sicnot

Perfil

País

Pereira Gomes recomendou ao Governo retirada da missão portuguesa em Timor

Pereira Gomes recomendou ao Governo retirada da missão portuguesa em Timor

O embaixador que iria chefiar as secretas diz que desistiu de assumir o cargo para evitar que a polémica à volta do seu nome perturbasse o normal funcionamento dos serviços de informações. Em entrevista ao Expresso, Pereira Gomes assume agora ter recomendado ao Governo a retirada da missão portuguesa em Timor Leste, em 1999.

  • Reações à desistência de Pereira Gomes da chefia das secretas
    2:29

    País

    Depois da polémica e apesar de ter recebido a confiança do primeiro-ministro, José Pereira Gomes desistiu de ser o próximo chefe das secretas. O facto de ser acusado de não ter estado à altura, quando chefiou a missão portuguesa em Timor-Leste, que acompanhou o referendo de 1999, leva-o a saltar fora da corrida à liderança das secretas.

  • Pereira Gomes nega ter escondido informações sobre Timor
    2:05

    País

    O embaixador que António Costa tinha indicado para liderar as secretas e que renunciou ao cargo, continua envolvido em polémica. Segundo o Diário de Notícias, Pereira Gomes teve acesso aos planos militares dos indonésios para usar força em Timor e escondido informações ao Governo português. O embaixador nega as afirmações.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.