sicnot

Perfil

País

Pereira Gomes recomendou ao Governo retirada da missão portuguesa em Timor

Pereira Gomes recomendou ao Governo retirada da missão portuguesa em Timor

O embaixador que iria chefiar as secretas diz que desistiu de assumir o cargo para evitar que a polémica à volta do seu nome perturbasse o normal funcionamento dos serviços de informações. Em entrevista ao Expresso, Pereira Gomes assume agora ter recomendado ao Governo a retirada da missão portuguesa em Timor Leste, em 1999.

  • Reações à desistência de Pereira Gomes da chefia das secretas
    2:29

    País

    Depois da polémica e apesar de ter recebido a confiança do primeiro-ministro, José Pereira Gomes desistiu de ser o próximo chefe das secretas. O facto de ser acusado de não ter estado à altura, quando chefiou a missão portuguesa em Timor-Leste, que acompanhou o referendo de 1999, leva-o a saltar fora da corrida à liderança das secretas.

  • Pereira Gomes nega ter escondido informações sobre Timor
    2:05

    País

    O embaixador que António Costa tinha indicado para liderar as secretas e que renunciou ao cargo, continua envolvido em polémica. Segundo o Diário de Notícias, Pereira Gomes teve acesso aos planos militares dos indonésios para usar força em Timor e escondido informações ao Governo português. O embaixador nega as afirmações.

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27