sicnot

Perfil

País

Pilotos da Portugália Airlines avançam para a criação de novo sindicato

Um grupo de pilotos da Portugália Airlines (PGA) quer criar um novo sindicato, tendo já oficializado o pedido ao Ministério do Trabalho, confirmaram fontes envolvidas no processo à Lusa.

Um grupo de cerca de uma dezena de pilotos da PGA deu entrada com o pedido de criação do Sindicato Independente dos Pilotos de Linha Aérea (SIPLA) no início de junho, aguardando pela constituição oficial da entidade, o que depende agora da sua publicação no Boletim do Trabalho e Emprego, disseram as fontes contactadas pela Lusa.

Questionadas sobre os motivos que levaram estes pilotos a avançarem com uma entidade paralela ao Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), do qual faziam parte, explicaram que aqueles profissionais não se sentiam, atualmente, representados pelo sindicato liderado por David Paes, e que se têm vindo a desvincular.

As mesmas fontes lembraram que o SPAC é composto maioritariamente por pilotos da TAP e que, apesar de pertenceram todos ao mesmo grupo (TAP SGPS), a classe apresenta "realidades completamente diferentes".

Assim, e pelo menos numa primeira fase, o SIPLA vai ser integrado apenas por pilotos da Portugália, que conta, atualmente, com cerca de 150 destes profissionais, um número que poderá evoluir dado que a frota da PGA também vai continuar a ser reforçada.

A Lusa tentou obter um comentário do presidente do SPAC, mas até ao momento ainda não foi possível.Em meados de 2007, a Portugália Airlines integrou o Grupo TAP, assumindo um novo modelo de negócio."A aquisição da Portugália Airlines veio reforçar a posição competitiva da TAP com o aproveitamento de recursos já existentes e de sinergias várias, traduzindo-se no crescimento e melhor oferta no âmbito da rede do Grupo.

Apesar da existente relação contratual, Portugália Airlines e TAP são empresas independentes que mantêm a identidade jurídica dentro do mesmo grupo", pode ler-se no 'site' da PGA. A PGA renovou a frota em 2016, passando a operar com nove aeronaves Embraer 190, que voam hoje sob a marca TAP Express e concretizando a aposta do grupo no mercado regional.

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50

    País

    A água é um recurso essencial para todos os organismos vivos, comunidades e atividades económicas. Num país com situações de secas recorrentes, que tendem a ser agravadas pelas alterações climáticas, o que aprendemos com anteriores episódios de escassez de água? Como usar a água para que não falte no futuro? "Água Sob Pressão" foi o tema desta Grande Reportagem, de Carla Castelo (jornalista), Manuel Ferreira (Imagem), Gonçalo Freitas (Edição de imagem), Paulo Alves (Grafismo) e Isabel Mendonça (Produção), exibida na SIC em julho de 2012 (que também foi um ano de seca, ainda que menos grave do que a atual).

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15