sicnot

Perfil

País

Pilotos da Portugália Airlines avançam para a criação de novo sindicato

Um grupo de pilotos da Portugália Airlines (PGA) quer criar um novo sindicato, tendo já oficializado o pedido ao Ministério do Trabalho, confirmaram fontes envolvidas no processo à Lusa.

Um grupo de cerca de uma dezena de pilotos da PGA deu entrada com o pedido de criação do Sindicato Independente dos Pilotos de Linha Aérea (SIPLA) no início de junho, aguardando pela constituição oficial da entidade, o que depende agora da sua publicação no Boletim do Trabalho e Emprego, disseram as fontes contactadas pela Lusa.

Questionadas sobre os motivos que levaram estes pilotos a avançarem com uma entidade paralela ao Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), do qual faziam parte, explicaram que aqueles profissionais não se sentiam, atualmente, representados pelo sindicato liderado por David Paes, e que se têm vindo a desvincular.

As mesmas fontes lembraram que o SPAC é composto maioritariamente por pilotos da TAP e que, apesar de pertenceram todos ao mesmo grupo (TAP SGPS), a classe apresenta "realidades completamente diferentes".

Assim, e pelo menos numa primeira fase, o SIPLA vai ser integrado apenas por pilotos da Portugália, que conta, atualmente, com cerca de 150 destes profissionais, um número que poderá evoluir dado que a frota da PGA também vai continuar a ser reforçada.

A Lusa tentou obter um comentário do presidente do SPAC, mas até ao momento ainda não foi possível.Em meados de 2007, a Portugália Airlines integrou o Grupo TAP, assumindo um novo modelo de negócio."A aquisição da Portugália Airlines veio reforçar a posição competitiva da TAP com o aproveitamento de recursos já existentes e de sinergias várias, traduzindo-se no crescimento e melhor oferta no âmbito da rede do Grupo.

Apesar da existente relação contratual, Portugália Airlines e TAP são empresas independentes que mantêm a identidade jurídica dentro do mesmo grupo", pode ler-se no 'site' da PGA. A PGA renovou a frota em 2016, passando a operar com nove aeronaves Embraer 190, que voam hoje sob a marca TAP Express e concretizando a aposta do grupo no mercado regional.

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.