sicnot

Perfil

País

António Costa segue para visita de dois dias à Argentina

ANTONIO LACERDA

O primeiro-ministro português inicia hoje uma visita oficial de dois dias à Argentina, com um programa que possui uma forte componente económica, e que inclui um encontro com o Presidente da República, Maurício Macri.

Durante os dois dias em Buenos Aires, António Costa estará acompanhado pelos seus ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

Esta madrugada, quando a comitiva do líder do executivo português chegou ao aeroporto de Ezeiza, a 25 quilómetros do centro da capital, António Costa foi recebido por Jorge Faurie, antigo embaixador argentino em Portugal e que, esta manhã, toma posse como ministro dos Negócios Estrangeiros.

No plano das relações políticas, o executivo português salienta sobretudo a circunstância de António Costa conhecer pessoalmente o chefe de Estado da Argentina, Maurício Macri.

Macri desempenhou as funções de presidente do Distrito Federal de Buenos Aires a partir de 2007, ou seja, no mesmo período em que o atual primeiro-ministro, também, começou a exercer o cargo de presidente da Câmara de Lisboa.

Hoje, o primeiro ponto do programa de António Costa na capital argentina será uma intervenção no encerramento de um encontro empresarial promovido pela AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e pelo Ministério das Relações Exteriores da Argentina.

Depois, visitará a Universidad Argentina de la Empresa (UADE), onde fará novo discurso, e estará presente num encontro com a comunidade lusa residente neste país - uma receção que terá lugar no Clube Português de Buenos Aires.

O momento alto do segundo e último dia em Buenos Aires, na terça-feira, acontecerá quando o primeiro-ministro se reunir com o Presidente da República, Maurício Macri, na Casa Rosada, após o que haverá assinatura de acordos bilaterais e declarações à imprensa.

Lusa

  • "Ataque terrorista" no centro de Barcelona

    Ataque em Barcelona

    Uma carrinha atropelou várias pessoas esta tarde em Barcelona, Espanha, na área turística de Las Ramblas. A polícia confirma oficialmente um morto e 32 feridos, mas outras fontes asseguram a existência de várias vítimas mortais. As autoridades falam de um "ataque terrorista" e revelaram a foto do suspeito.

    Direto

    SIC

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19