sicnot

Perfil

País

António Costa segue para visita de dois dias à Argentina

ANTONIO LACERDA

O primeiro-ministro português inicia hoje uma visita oficial de dois dias à Argentina, com um programa que possui uma forte componente económica, e que inclui um encontro com o Presidente da República, Maurício Macri.

Durante os dois dias em Buenos Aires, António Costa estará acompanhado pelos seus ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

Esta madrugada, quando a comitiva do líder do executivo português chegou ao aeroporto de Ezeiza, a 25 quilómetros do centro da capital, António Costa foi recebido por Jorge Faurie, antigo embaixador argentino em Portugal e que, esta manhã, toma posse como ministro dos Negócios Estrangeiros.

No plano das relações políticas, o executivo português salienta sobretudo a circunstância de António Costa conhecer pessoalmente o chefe de Estado da Argentina, Maurício Macri.

Macri desempenhou as funções de presidente do Distrito Federal de Buenos Aires a partir de 2007, ou seja, no mesmo período em que o atual primeiro-ministro, também, começou a exercer o cargo de presidente da Câmara de Lisboa.

Hoje, o primeiro ponto do programa de António Costa na capital argentina será uma intervenção no encerramento de um encontro empresarial promovido pela AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e pelo Ministério das Relações Exteriores da Argentina.

Depois, visitará a Universidad Argentina de la Empresa (UADE), onde fará novo discurso, e estará presente num encontro com a comunidade lusa residente neste país - uma receção que terá lugar no Clube Português de Buenos Aires.

O momento alto do segundo e último dia em Buenos Aires, na terça-feira, acontecerá quando o primeiro-ministro se reunir com o Presidente da República, Maurício Macri, na Casa Rosada, após o que haverá assinatura de acordos bilaterais e declarações à imprensa.

Lusa

  • Número de mortos nos incêndios sobe para 43

    País

    Os incêndios florestais que deflagraram no domingo em várias zonas do país provocaram 43 mortos, disse esta quinta-feira à Lusa a adjunta do comando nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar. Trata-se de um homem que foi encontrado esta quinta-feira.

  • Casas de Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra foram alvo de buscas
    2:39

    Desporto

    O caso dos emails levou esta quinta-feira a Polícia Judiciária a fazer buscas no Estádio da Luz e nas casas de Luís Filipe Vieira, o comentador Pedro Guerra e Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do clube das águias. O advogado foi constituído arguido, mas só porque um advogado para ser alvo de buscas precisa de ser arguido.

  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos da Liga Europa
    1:48
  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC