sicnot

Perfil

País

Costa recebido por dois ministros dos Negócios Estrangeiros argentinos no mesmo dia

ANTONIO LACERDA / LUSA

O primeiro-ministro, António Costa, viveu hoje a circunstância insólita de ter sido recebido no mesmo dia por dois ministros dos Negócios Estrangeiros argentinos, primeiro Susana Malcorra, que depois foi substituída no cargo por Jorge Faurie.

"Tenho a certeza que este dia será inesquecível para si", disse Susana Malcorra a António Costa no encerramento de um Fórum de Negócios entre Portugal e a Argentina no último ato oficial enquanto ministra dos Negócios Estrangeiros.

Susana Malcorra, que chegou a ser apontada como uma das mais sérias adversárias de António Guterres na corrida ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas, foi hoje mesmo substituída por Jorge Faurie nas funções de ministra dos Negócios Estrangeiros, no executivo chefiado pelo Presidente da República, Maurício Macri.

Jorge Faurie tem ligações a Portugal, onde viveu dez anos e desempenhou as funções de embaixador da Argentina em Lisboa. Esta madrugada esteve no aeroporto de Ezeiza para receber o primeiro-ministro português.

Depois de Susana Malcorra lhe falar em tom de despedida, António Costa deu uma resposta simpática, aproveitando a circunstância de a ministra cessante ir desempenhar funções em Madrid.

"Agora que está livre de atos oficiais, tenho a certeza que fica mais disponível para nos visitar. Pode vir a Lisboa, mas não só, também ao Porto, à região do Douro, ao Alentejo, Algarve, Açores ou Madeira", disse o primeiro-ministro.

Lusa

  • "Serei o Presidente de todos os angolanos"
    2:06
  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Supervisão bancária origina novo diferendo entre Carlos Costa e Governo
    0:57

    Economia

    Reacendeu-se a guerra entre o Governo e o governador do Banco de Portugal. Em conferência na sede do banco, esta segunda-feira, Carlos Costa deixou uma crítica indireta ao novo modelo de supervisão bancária. O ministro das Finanças, Mário Centeno, não gostou e exigiu a Carlos Costa que se retratasse, mas o governador recusou-se.

  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.