sicnot

Perfil

País

Costa recebido por dois ministros dos Negócios Estrangeiros argentinos no mesmo dia

ANTONIO LACERDA / LUSA

O primeiro-ministro, António Costa, viveu hoje a circunstância insólita de ter sido recebido no mesmo dia por dois ministros dos Negócios Estrangeiros argentinos, primeiro Susana Malcorra, que depois foi substituída no cargo por Jorge Faurie.

"Tenho a certeza que este dia será inesquecível para si", disse Susana Malcorra a António Costa no encerramento de um Fórum de Negócios entre Portugal e a Argentina no último ato oficial enquanto ministra dos Negócios Estrangeiros.

Susana Malcorra, que chegou a ser apontada como uma das mais sérias adversárias de António Guterres na corrida ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas, foi hoje mesmo substituída por Jorge Faurie nas funções de ministra dos Negócios Estrangeiros, no executivo chefiado pelo Presidente da República, Maurício Macri.

Jorge Faurie tem ligações a Portugal, onde viveu dez anos e desempenhou as funções de embaixador da Argentina em Lisboa. Esta madrugada esteve no aeroporto de Ezeiza para receber o primeiro-ministro português.

Depois de Susana Malcorra lhe falar em tom de despedida, António Costa deu uma resposta simpática, aproveitando a circunstância de a ministra cessante ir desempenhar funções em Madrid.

"Agora que está livre de atos oficiais, tenho a certeza que fica mais disponível para nos visitar. Pode vir a Lisboa, mas não só, também ao Porto, à região do Douro, ao Alentejo, Algarve, Açores ou Madeira", disse o primeiro-ministro.

Lusa

  • Fogo na Sertã alastrou aos concelhos de Mação e Proença-a-Nova
    2:37

    País

    Mais de 700 bombeiros combatem o incêndio que começou este domingo na Sertã e, durante a noite foi empurrado pelo vento para outros dois concelhos. As chamas atingiram as zonas de Mação e de Proença-a-Nova, onde os habitantes dizem que há várias casas destruídas pelo fogo. Esta manhã, chegaram dois aviões espanhóis para ajudar a controlar as chamas.

  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24
  • Governo reconhece seca severa no continente desde 30 de junho

    País

    O Governo reconheceu, hoje, a existência de uma situação de seca severa no território continental, desde 30 de junho, que consubstancia um fenómeno climático adverso, com repercussões negativas na atividade agrícola, em despacho publicado hoje em Diário da República.

  • Pelo menos cinco feridos em ataque na cidade suíça de Schaffhausen

    Mundo

    Pelo menos cinco pessoas ficaram hoje feridas na sequência de um ataque, na cidade suíça de Schaffhausen. De acordo com as autoridades, as vítimas foram atacadas por um homem armado com uma motosserra, que está a ser procurado pela polícia. As autoridades descartaram a hipótese de "ato terrorista".

  • Oposição pressiona Maduro com anúncio de manifestações e greve geral
    1:34
  • Margem mínima de mil votos obriga a negociações intensas em Timor-Leste

    Mundo

    A Fretilin venceu sem maioria absoluta as lesgislativas para o VII Governo constitucional de Timor-Leste. De acordo com os dados oficiais, o partido de Mari Alkatiri obteve perto de 170 mil votos e conquistou 23 deputados. Já o partido de Xanana Gusmão que tinha vencido há cinco anos, ficou em segundo com 167 mil votos e 22 lugares no parlamento, num total de 65.