sicnot

Perfil

País

Parlamento aprova bloqueio de sites e aplicações perigosas para menores

O parlamento aprovou esta quarta-feira parte da recomendação do CDS-PP sobre cibercrime, no ponto em que os democratas-cristãos pedem ao Governo que bloqueie o acesso a sítios da internet e aplicações digitais considerados potencialmente perigosos ou impróprios para menores.

Este ponto foi aprovado com votos contra do BE, PCP e Verdes e votos favoráveis dos restantes partidos. Os restantes pontos da recomendação do CDS foram rejeitados, com votos contra de toda a esquerda.

Os democratas-cristãos pediam ao Governo, entre outras coisas, a criação de um programa anual de formação para a cibersegurança e prevenção do cibercrime e a promoção de ações de sensibilização para estas temáticas nas escolas.

Rejeitados, com votos contra de PSD, PS e CDS-PP, foram o projeto de lei do PCP que pedia a criação de gabinetes pedagógicos de integração escolar e uma recomendação dos Verdes que propunha a contratação de mais psicólogos em contexto escolar, e a implementação de uma agenda "de informação e sensibilização sobre o 'cyberbullying'.

Lusa

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33

    Ataque em Barcelona

    O jornal espanhol El Pais divulgou hoje  as primeiras imagens da carrinha que matou 13 pessoas e feriu mais de 100 em Barcelona. O vídeo foi registado por  uma câmara de videovigilância de um museu nas Ramblas. Mostra pessoas a desviarem antes da passagem rápida da carrinha branca. Esta terá sido a parte final do percurso feito pelo veículo.

  • Castelo Branco aposta na cultura para preservar raízes e fomentar turismo
    5:26

    SIC 25 Anos

    Com perto de 200 mil habitantes, o distrito de Castelo Branco luta para criar projetos diferenciadores para atrair e ancorar a população. O desemprego tem vindo a baixar, numa região fortemente envelhecida. A capital do distrito aposta na cultura para preservar as raízes e fomentar o turismo, e a Universidade da Beira Interior tem cada vez mais alunos estrangeiros.