sicnot

Perfil

País

GEOTA pede o cancelamento da construção da barragem de Fridão

O Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente pede o cancelamento da construção da barragem de Fridão, em Amarante. O GEOTA diz que a localização da futura barragem é perigosa.

A associação ambientalista defende que em caso de rotura da barragem, Amarante corre o risco de ficar debaixo de água. A ideia foi reforçada pelo facto de na semana passada um sismo de 3,6 na escala de Richter ter tido epicentro a poucos quilómetros do local.

As obras de construção estão suspensas até 2019, mas o GEOTA pede o cancelamento efetivo da obra.

  • Início da construção da barragem do Fridão suspenso por três anos
    2:29

    País

    O Governo anunciou hoje que não avançam as obras das barragens de Alvito, nos concelhos de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, e de Girabolhos, no concelho de Seia. A decisão foi tomada por acordo com as EDP e Endesa e, segundo o ministro do Ambiente, não terá custos para o Estado. Também foi decidido suspender por três anos o início da construção da barragem de Fridão, em Amarante. Os ambientalistas consideram que a decisão do Governo peca por defeito.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC