sicnot

Perfil

País

Comissário para Migrações quer saber se frases de Manuel dos Santos são discriminatórias

Twitter Manuel dos Santos

O Alto-Comissário para as Migrações remeteu esta sexta-feira as declarações do eurodeputado Manuel dos Santos, que apelidou a deputada Luísa Salgueiro de "cigana", para a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação, considerando que podem ter "caráter difamatório".

Luísa Salgueiro, janeiro de 2017

Luísa Salgueiro, janeiro de 2017

Em comunicado, o gabinete de imprensa do ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, faz saber que "tendo o Alto-Comissário para as Migrações tomado conhecimento das declarações alegadamente proferidas pelo eurodeputado Manuel dos Santos na sua página do "Twitter", cujo teor é suscetível de ser considerado de caráter discriminatório, remeteu o assunto ao Gabinete Técnico de Apoio à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação para averiguação dos factos".

Esta sexta-feira, na sua página pessoal daquela rede social, Manuel dos Santos escreveu que "Luísa Salgueiro, dita a cigana e não é só pelo aspeto, paga os favores que recebe com votos alinhados com os centralistas", comentando o sentido de voto a favor da candidatura de Lisboa a sede da Agência Europeia do Medicamento na Assembleia da República.

Em declarações à Lusa, o eurodeputado explicou que não foi ele o "autor" do apelido, afirmando que "é como ela [Luísa Salgueiro] é conhecida em Matosinhos. "Não só pelo aspeto mas pela forma como se move nos negócios", disse.

O socialista admitiu ter um "conflito político" com a também candidata pelo PS à Câmara Municipal de Matosinhos, sendo esta sexta-feira inaugurada a sua sede de campanha.

"É um questão política, não uma questão pessoal. É uma candidata que não foi escolhida por Matosinhos mas imposta por Lisboa", afirmou.
Quanto aos termos nos quais se referiu à deputada, Manuel dos Santos desvalorizou a questão.

"Pode ter sido uma expressão mais ou menos feliz mas é o que é", respondeu.

As declarações de Manuel dos Santos no "twitter" motivaram também as críticas do secretário-geral do PS, António Costa, que afirmou que o eurodeputado se tornou "uma vergonha para o PS", e defendeu a sua expulsão do partido por "preconceitos racistas".

"Há muito que Manuel dos Santos desonra o seu passado. Hoje tornou-se uma vergonha para o PS. Espero que a Comissão Nacional de Jurisdição rapidamente nos liberte da companhia de quem partilha preconceitos racistas", afirmou, numa declaração à agência Lusa.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38

    País

    A SIC tem estado a acompanhar a viagem de um navio-patrulha da Marinha Portuguesa, que está em missão de fiscalização junto à Terra Nova, no Canadá. Nos últimos dias, o navio cruzou-se com embarcações de Vila do Conde, um encontro inesperado e feliz para quem anda há mais de um mês em alto mar. 

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22