sicnot

Perfil

País

9 distritos em risco máximo de incêndio

Trinta e quatro concelhos de nove distritos apresentam hoje risco 'máximo' de incêndio, segundo informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, no norte do país estão em risco 'máximo' de incêndio nove concelhos do distrito de Bragança: Bragança, Vimioso, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, Alfandega da Fé, Vila Flor, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Carrazeda de Ansiães. No distrito da Guarda, o IPMA colocou também em risco máximo de incêndio os concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel e Trancoso. Castelo Branco e Viseu são dois distritos igualmente em alerta, sobretudo para os concelhos de Oleiros, Proença-a-Nova, Vila Velha de Rodão, Vila de Rei e Penamacor, assim como Tabuaço, Sernancelhe e Penedono. O Algarve é outra das zonas do país em maior risco, com sete concelhos do distrito de Faro em alerta: Castro Marim, Alcoutim, Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves e Monchique.O IPMA colocou também em risco 'máximo' os concelhos de Odemira (Beja), Gavião e Nisa (Portalegre), Mação (Santarém) e Murça (Vila Real). Outros concelhos dos distritos de Portalegre, Santarém, Beja, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Faro apresentam risco 'muito elevado' de incêndio. O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'reduzido' e 'máximo'. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Lusa

  • "Estamos a investir na nossa própria desgraça"
    0:37
  • Saída dos EUA do acordo de Paris é "uma vergonha"

    Mundo

    O ex-secretário de Estado norte-americano John Kerry considerou esta terça-feira "uma vergonha" a decisão do Presidente Donald Trump de retirar os Estados Unidos do acordo do clima de Paris, garantindo que o povo não acompanha esse gesto de "autodestruição".

  • "Meninas proibidas de usar saias curtas e roupa transparente" para evitar abusos em Timor
    0:50
  • "De repente ele estava em cima de mim a beijar-me e a apalpar-me"
    2:43