sicnot

Perfil

País

GNR deteve em Trancoso suspeito de atear fogo por negligência

A GNR deteve um homem de 71 anos por suspeita de ter ateado um incêndio rural no concelho de Trancoso, distrito da Guarda, quando utilizava uma alfaia agrícola, foi este sábado anunciado.

Fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda disse à agência Lusa que o fogo, que eclodiu pelas 15h18 de sexta-feira, numa zona de pasto e de mato na área da União de Freguesias de Vale do Seixo e Vila Garcia, no concelho de Trancoso, teve origem "por negligência", quando o suspeito usava uma motorroçadora.

O homem foi detido pela GNR e posteriormente libertado, mas notificado para, na segunda-feira, se apresentar no tribunal de Trancoso para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventual medida de coação.

Este ano, a GNR já deteve quatro pessoas no distrito da Guarda por crime de incêndio florestal por negligência, indicou a mesma fonte.
O incêndio de sexta-feira no concelho de Trancoso foi dominado pelos bombeiros pelas 19h37 e, segundo a GNR da Guarda, a área ardida e os prejuízos ainda não estão contabilizados.

Estiveram envolvidos no combate às chamas 144 bombeiros com 37 viaturas e dois helicópteros, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC