sicnot

Perfil

País

Cheques dentista enviados para telemóvel ou mail para aumentar utilização

© Alkis Konstantinidis / Reuter

O Governo vai criar um boletim de saúde oral eletrónico e passar a emitir cheques dentista por via digital, através do telemóvel ou email. Segundo o novo programa Simplex+ 2017, pretende-se que os cheques dentista passem a ser enviados para o telemóvel ou correio eletrónico do encarregado de educação das crianças que usufruam deste apoio.

A nova funcionalidade vai permitir ainda que mensalmente seja reenviada para o encarregado de educação uma mensagem, recordando a possibilidade de usar o cheque dentista.

"Pretende-se a desmaterialização dos cheques, evitar o extravio e esquecimento do cheque e aumentar o uso dos cheques dentista", refere o Simplex+, numa das 172 novas medidas previstas.

As crianças de sete, dez e 13 anos que frequentam a escola pública têm direito a cheques dentista, que abrangem ainda jovens de 16 e 18 anos, que podem voltar a usufruir dos cheques desde que já tenham beneficiado do programa. Grávidas e idosos que recebem o complemento solidário estão também abrangidos.

O Governo tem ainda previsto criar um boletim de saúde oral a disponibilizar na área do cidadão do Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), pretendendo que a medida comece a ser aplicada no segundo trimestre de 2018.

Também para o segundo trimestre próximo ano, está previsto criar o calendário digital de saúde, através do qual será possível gerir alertas de vacinação e atividades de rastreio, como por exemplo da retinopatia diabética, cancro do cólon e reto, cancro do colo do útero, infeção VIH/sida ou cancro da mama.

O Simplex+ 2017 estabelece também a criação de uma plataforma eletrónica interativa entre os ministérios da Saúde e da Justiça, "que contemple o circuito dos pedidos de relatórios clínicos por parte dos tribunais aos hospitais, para decisão de processos em curso, e a sua disponibilização digital pelos hospitais".

A ideia é diminuir os tempos de resposta entre o pedido e a sua disponibilização.

Lusa

  • Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já têm cadastro
    1:59

    Crise no Sporting

    Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já foram condenados por 22 crimes que cometeram no passado, mas nunca nenhum deles cumpriu pena de prisão ou prisão domiciliária. O juiz decretou a prisão preventiva na sequência das agressões à equipa do Sporting por entender que se tratou de um comportamento chocante, terrorista e a perversão do espírito desportivo.

  • Está a pensar ir à praia? Não se esqueça do guarda-chuva
    0:43
  • Abate de animais nos canis proibido a partir de setembro
    1:35

    País

    O abate de animais nos canis passa a ser proibido a partir de setembro. Só em 2017, foram mortos cerca de 12 mil cães e gatos, uma média de um abate por hora. O Governo lançou um programa de incentivos financeiros de um milhão de euros, que ainda está a decorrer.

  • Cabazes solidários oferecidos pelo Governo encontrados no lixo
    0:57
  • Colheita da cereja já arrancou no Fundão
    1:54

    País

    A colheita das primeiras cerejas da época já começou no Fundão. A campanha atrasou um mês em relação a anos anteriores, por causa do inverno que se prolongou, mas os produtores garantem que o fruto é de qualidade.