sicnot

Perfil

País

Mais meia hora de intervalo para o 1º Ciclo

(Arquivo)

Nacho Doce

Os alunos do primeiro ciclo vão passar a ter mais meia hora de intervalo por dia, já a partir do próximo ano letivo. O Ministério da Educação decidiu que os 30 minutos do intervalo a meio da manhã passam a contar como tempo de trabalho dos professores.

A notícia foi avançada pelo Jornal de Notícias e prevê que os 30 minutos que tinham sido excluídos da pausa da manhã vão voltar a contar como tempo letivo do professor, já no ano letivo 2017/2018..

Esta integração do intervalo no tempo letivo dos docentes já era reclamada há muito pela classe profissional.

Assim sendo, os docentes passam a dar menos meia hora de aulas por dia e os alunos ficam com mais 30 minutos livres.

As escolas terão liberdade para ajustarem os horários como entenderem melhor.
Podem começar as aulas 30 minutos mais tarde, terminá-las 30 minutos mais cedo ou passar a hora de almoço de hora e meia para duas horas.

A medida entra em vigor já no próximo ano letivo.

  • Moutinho e Rafael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • "Procedi nesta matéria como procedo em todas as outras"
    0:40

    País

    O líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, não esclarece se falou diretamente com Rui Rio sobre o projeto de lei dos combustíveis do CDS antes do voto favorável estar decidido. No entanto, disse que o processo de decisão foi igual a todos os outros. O presidente do PSD era contra o diploma dos centristas.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.