sicnot

Perfil

País

Chuva intensa provoca várias inundações no distrito de Vila Real

Treze distritos sob Aviso Amarelo até às 18:00 devido à chuva

O mau tempo, a chuva intensa e a queda de granizo provocaram esta quinta-feira inundações em estabelecimentos comerciais e casas particulares e arrastou detritos para as estradas de vários concelhos do distrito de Vila Real.

No Pinhão, concelho de Alijó, foi afetada a principal avenida da vila e a zona ribeirinha.

O responsável pela proteção civil municipal, José Carlos Rebelo, disse à agência Lusa que se verificaram "quedas de terras e muita água acumulada", afetando a zona da estação ferroviária e provocando inundações em casas comerciais e particulares.

Para o local foram mobilizados 25 operacionais e nove viaturas.Em Sabrosa, segundo o presidente da câmara, Domingos Carvas, o mau tempo afetou principalmente o centro da vila, onde se registaram várias inundações de casas particulares e comerciais.

O autarca referiu que irá para o terreno fazer um levantamento dos estragos.

A meio da tarde começou a chover com muita intensidade em Vila Pouca de Aguiar, causando pequenas inundações e constrangimentos no centro da vila. A chuva foi acompanhada de uma forte queda de granizo.

O segundo comandante distrital de operações de socorro de Vila Real, Manuel Borges Machado, disse à agência Lusa que "foi muita chuva num curto espaço de tempo", provocando também constrangimentos em algumas estradas, onde foram criados lençóis de água.

Foram também arrastados detritos para as estradas e ainda houve, segundo o responsável, pequenos danos em alguns telhados de casas no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Na agricultura prevê-se que haja estragos ao nível das hortícolas.

A chuva foi descendo para Vila Real, onde provocou também constrangimentos em algumas artérias da cidade, levantou tampas de saneamento e pequenas inundações.

Borges Machado referiu que, inclusive, no edifício do antigo Governo Civil de Vila Real, e onde está instalado o Centro Distrital de Operações de Socorro, se verificou uma pequena inundação.

As equipas da proteção civil e os bombeiros estão no terreno a proceder a operações de limpeza.

Lusa

  • Presidente da IPSS "O Sonho" garante que vai demitir-se
    0:57

    País

    A PJ de Setúbal fez esta sexta-feira buscas em três instituições de solidariedade social e em casas particulares ligadas à IPSS "O Sonho", por suspeitas de peculato de uso, fraude na obtenção de subsídios e falsificação de documentos. O presidente da associação nega as suspeitas e diz que está de "consciência tranquila". Florival Cardoso, que é o principal visado na investigação, fala sobre uma "caça às bruxas" e garante que vai demitir-se, porque considera que está a ser cometida uma "enorme injustiça".

  • "Situação humanitária dos civis em Ghouta é aterradora"
    0:49

    Mundo

    O enviado especial da ONU para a Síria lançou esta sexta-feira um novo apelo a um cessar-fogo. O responsável está particularmente preocupado com a situação da população civil e diz que é preciso evitar que se repita em Ghouta o que se passou em Alepo.

  • Instantes de uma noite de futebol europeu
    0:41
  • Não dá mais, Brasil!
    18:00