sicnot

Perfil

País

Liga dos Bombeiros diz que há 20 municípios sem postos de emergência médica

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses disse esta quinta-feira à Lusa que há ainda 20 municípios no país que não têm postos de emergência médica e outros 40 cujas ambulâncias têm dez ou mais anos.

"Há 20 municípios que ainda não têm [postos de emergência médica] e há 40 postos em que as ambulâncias tem 10, 14 e mais anos", afirmou Jaime Marta Soares à agência Lusa.

O presidente da Liga explicou que "há um acordo entre a Liga e o INEM: um município, um posto [emergência médica] " e, com 20 municípios sem postos de emergência médica, considera que o acordo não está a ser cumprido.

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses falava em Pedrógão Grande, onde esteve hoje numa reunião que juntou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e as corporações de bombeiros daquele concelho e ainda de Figueiró dos Vinhos, Góis e Castanheira de Pera.

O objetivo do encontro foi definir prioridades para um novo modelo de funcionamento de postos de emergência médica, modelo esse experimental e que vai decorrer naquelas quatro corporações de bombeiros do distrito de Leiria.

Segundo disse, este novo modelo vai permitir uma maior celeridade de processos, em que o INEM, em vez de colocar a ambulância como sua propriedade, vai financiá-la.

"Se um concurso por parte do INEM demorava dois anos, uma associação pode fazer em dois meses. Já aí ganhamos imenso tempo", defendeu.

Lusa

  • Carro do suspeito de rapto de Maelys fotografado por radar a alta velocidade
    1:16

    Mundo

    Praticamente um mês depois do desaparecimento de Maelys de Araújo, as autoridades francesas continuam a fazer buscas para tentar encontrar a menina lusodescendetnte de 9 anos. Entretanto, um jornal francês revelou que o carro do homem suspeito de rapto terá sido fotografado, por um radar, a alta velocidade na noite do desparecimento.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Icebergue com 5.800 quilómetros quadrados está a deslocar-se na Antártida

    Mundo

    Um icebergue gigante está a deslocar-se na Antártida em direção ao mar de Weddell segundo as imagens de satélite reveladas. Trata-se do A68, um icebergue quatro vezes maior que a cidade de Londres. Com cerca de 5.800 quilómetros quadrados e triliões de toneladas, A68 é um dos maiores icebergues conhecidos.