sicnot

Perfil

País

FESAP espera "virar de página" sobre progressão nas carreiras

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP) esteve esta sexta-feira reunida com o Governo sobre o descongelamento e as progressões das carreiras e no final garantiu que se irá "virar a página" neste campo já em 2018.

"O descongelamento das carreiras em 2018 vai passar pela retirada da norma do Orçamento do Estado e vai ganhar-se normalidade em cada regime de carreira", declarou José Abraão, da FESAP, à agência Lusa, depois de uma reunião de cerca de uma hora com a secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, Carolina Ferra.

Em 2018, disse o sindicalista após o encontro, será "uma realidade o desaparecimento da norma do Orçamento do Estado que congelou a progressão nas carreiras", embora, admita, haverá que estabelecer "prioridades" sobre os prazos dos descongelamentos.

José Abraão declarou ainda ter ficado agendada uma nova reunião com o Governo para 24 de julho, encontro onde deverá estar pronto o levantamento sobre o número de pessoas em situação de progredir na carreira já no próximo ano.

Os sindicatos da Função Pública e o Governo reúnem-se hoje para discutir o descongelamento e progressões das carreiras, sem alterações desde 2009.

A FESAP (afeta à UGT) assinou um acordo com o Governo onde, entre outros temas, se previa que a negociação do descongelamento e progressões nas carreiras para 2018 ficaria concluída até ao final do mês de julho.

De tarde, reúnem-se também com a secretária de Estado Carolina Ferra o sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) e a Frente Comum dos Sindicatos da Função Pública.

Lusa

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50

    País

    A água é um recurso essencial para todos os organismos vivos, comunidades e atividades económicas. Num país com situações de secas recorrentes, que tendem a ser agravadas pelas alterações climáticas, o que aprendemos com anteriores episódios de escassez de água? Como usar a água para que não falte no futuro? "Água Sob Pressão" foi o tema desta Grande Reportagem, de Carla Castelo (jornalista), Manuel Ferreira (Imagem), Gonçalo Freitas (Edição de imagem), Paulo Alves (Grafismo) e Isabel Mendonça (Produção), exibida na SIC em julho de 2012 (que também foi um ano de seca, ainda que menos grave do que a atual).

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15