sicnot

Perfil

País

FESAP espera "virar de página" sobre progressão nas carreiras

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP) esteve esta sexta-feira reunida com o Governo sobre o descongelamento e as progressões das carreiras e no final garantiu que se irá "virar a página" neste campo já em 2018.

"O descongelamento das carreiras em 2018 vai passar pela retirada da norma do Orçamento do Estado e vai ganhar-se normalidade em cada regime de carreira", declarou José Abraão, da FESAP, à agência Lusa, depois de uma reunião de cerca de uma hora com a secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, Carolina Ferra.

Em 2018, disse o sindicalista após o encontro, será "uma realidade o desaparecimento da norma do Orçamento do Estado que congelou a progressão nas carreiras", embora, admita, haverá que estabelecer "prioridades" sobre os prazos dos descongelamentos.

José Abraão declarou ainda ter ficado agendada uma nova reunião com o Governo para 24 de julho, encontro onde deverá estar pronto o levantamento sobre o número de pessoas em situação de progredir na carreira já no próximo ano.

Os sindicatos da Função Pública e o Governo reúnem-se hoje para discutir o descongelamento e progressões das carreiras, sem alterações desde 2009.

A FESAP (afeta à UGT) assinou um acordo com o Governo onde, entre outros temas, se previa que a negociação do descongelamento e progressões nas carreiras para 2018 ficaria concluída até ao final do mês de julho.

De tarde, reúnem-se também com a secretária de Estado Carolina Ferra o sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) e a Frente Comum dos Sindicatos da Função Pública.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17