sicnot

Perfil

País

Quatro concelhos de Faro em risco máximo de incêndio

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Quatro concelhos do distrito de Faro apresentam, hoje, risco máximo de incêndio, segundo informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em risco 'máximo' de incêndio estão os concelhos de Castro Marim, Tavira, São Brás de Alportel e Alcoutim (Faro).

O Instituto colocou, também, em risco 'muito elevado' e 'elevado' de incêndio vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Bragança.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'Reduzido' e 'Máximo'. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00, em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral até final da manhã, aguaceiros, em especial no interior e durante a tarde, que podem ser por vezes fortes e de granizo e condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial no interior.

A previsão aponta, ainda, para vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral e nas terras altas durante a tarde e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

No sul prevê-se períodos de céu muito nublado, tornando-se pouco nublado a partir da tarde, vento fraco a moderado de noroeste, soprando durante a tarde, moderado no litoral oeste e nas terras altas e sendo de sudoeste no sotavento algarvio, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura máxima.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 17 e 25 graus Celsius, no Porto entre 16 e 23, em Vila Real entre 14 e 26, em Viseu entre 12 e 24, em Bragança entre 15 e 28, em Coimbra entre 16 e 26, na Guarda entre 12 e 22, em Castelo Branco entre 14 e 29, em Santarém entre 15 e 27, em Évora e Beja entre 14 e 29 e em Faro entre 17 e 29.

Lusa

  • O tempo para esta sexta-feira
    0:22

    País

    Para esta sexta-feira, o céu vai estar nublado em quase todo o território nacional. A exceção é o sul do país. O IPMA prevê aguaceiros e trovoada nas regiões Norte e Centro, em especial no interior.

  • Presidente da IPSS "O Sonho" garante que vai demitir-se
    0:57

    País

    A PJ de Setúbal fez esta sexta-feira buscas em três instituições de solidariedade social e em casas particulares ligadas à IPSS "O Sonho", por suspeitas de peculato de uso, fraude na obtenção de subsídios e falsificação de documentos. O presidente da associação nega as suspeitas e diz que está de "consciência tranquila". Florival Cardoso, que é o principal visado na investigação, fala sobre uma "caça às bruxas" e garante que vai demitir-se, porque considera que está a ser cometida uma "enorme injustiça".

  • "Situação humanitária dos civis em Ghouta é aterradora"
    0:49

    Mundo

    O enviado especial da ONU para a Síria lançou esta sexta-feira um novo apelo a um cessar-fogo. O responsável está particularmente preocupado com a situação da população civil e diz que é preciso evitar que se repita em Ghouta o que se passou em Alepo.

  • Instantes de uma noite de futebol europeu
    0:41
  • Não dá mais, Brasil!
    18:00