sicnot

Perfil

País

IGAI rejeita comparações com processo disciplina no caso da Cova da Moura

A Inspeção Geral da Administração Interna diz que "não tem fundamento" qualquer comparação entre o inquérito de natureza disciplinar aos incidentes com jovens da Cova da Moura e o processo criminal que resultou agora na acusação, por parte do Ministério Público, de 18 agentes.

Num comunicado, a IGAI lembra que o inquérito, da sua competência, deu origem a vários processos disciplinares, onde foram deduzidas acusações a nove agentes da PSP. Desses só dois levaram à aplicação de sanções.

O comunicado é assinado pela própria inspetora geral da Administração Interna, Margarida Blasco, que argumenta que não se pode confundir processos disciplinares com processos crime, já que os elementos de prova de um e outro são diferentes.

Margarida Blasco lembra ainda que a presunção de inocência deve prevalecer até que o tribunal decida.

O Ministério Pública acusa 18 agentes da esquadra de Alfragide de denúncia caluniosa, injúria, ofensa à integridade física e falsidade de testemunho, num caso que remonta a 2015 e envolveu agressões a jovens da Cova da Moura.

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.