sicnot

Perfil

País

Marcelo desloca-se a Malta em setembro encontro do Grupo de Arraiolos

MANUEL DE ALMEIDA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai deslocar-se a Malta, em setembro, para participar no 13.º encontro do Grupo de Arraiolos, constituído por chefes de Estado não executivos da União Europeia.

Segundo um comunicado divulgado esta quarta-feira, o 13.º encontro informal do Grupo de Arraiolos vai realizar-se na capital da República de Malta, La Valeta, nos dias 14 e 15 de setembro, com a participação de 13 chefes de Estado.

Além da anfitriã, a Presidente de Malta, Marie-Louise Coleiro Preca, estarão presentes os chefes de Estado da Áustria, Bulgária, Croácia, Eslovénia, Estónia, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Letónia, Polónia e de Portugal, lê-se no mesmo comunicado.

O Grupo de Arraiolos reuniu-se pela primeira vez na vila alentejana de Arraiolos, em 2003, por iniciativa do então Presidente da República de Portugal, Jorge Sampaio, que procurou juntar um conjunto de chefes de Estado com poderes semelhantes aos seus para discutir o futuro da União Europeia.

Desde então, realizaram-se 12 encontros, que têm tido periodicidade anual, o último dos quais em Sófia, Bulgária, em 14 e 15 de setembro do ano passado, com a participação de oito chefes de Estado, da Finlândia, Hungria, Bulgária, Malta, Itália, Letónia, Polónia e de Portugal.

Lusa

  • Imposto do sal travado

    Orçamento do Estado 2018

    O CDS-PP conseguiu aprovar, com a abstenção do PCP, uma proposta para eliminar a taxa adicional sobre produtos como bolachas, biscoitos, batatas fritas e flocos de cereais com excesso de sal.

  • Momentos da história de João Ricardo
    10:37
  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • Cuidados a ter na Black Friday
    1:43
  • Vodafone Mexefest arranca hoje
    2:29