sicnot

Perfil

País

Marcelo desloca-se a Malta em setembro encontro do Grupo de Arraiolos

MANUEL DE ALMEIDA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai deslocar-se a Malta, em setembro, para participar no 13.º encontro do Grupo de Arraiolos, constituído por chefes de Estado não executivos da União Europeia.

Segundo um comunicado divulgado esta quarta-feira, o 13.º encontro informal do Grupo de Arraiolos vai realizar-se na capital da República de Malta, La Valeta, nos dias 14 e 15 de setembro, com a participação de 13 chefes de Estado.

Além da anfitriã, a Presidente de Malta, Marie-Louise Coleiro Preca, estarão presentes os chefes de Estado da Áustria, Bulgária, Croácia, Eslovénia, Estónia, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Letónia, Polónia e de Portugal, lê-se no mesmo comunicado.

O Grupo de Arraiolos reuniu-se pela primeira vez na vila alentejana de Arraiolos, em 2003, por iniciativa do então Presidente da República de Portugal, Jorge Sampaio, que procurou juntar um conjunto de chefes de Estado com poderes semelhantes aos seus para discutir o futuro da União Europeia.

Desde então, realizaram-se 12 encontros, que têm tido periodicidade anual, o último dos quais em Sófia, Bulgária, em 14 e 15 de setembro do ano passado, com a participação de oito chefes de Estado, da Finlândia, Hungria, Bulgária, Malta, Itália, Letónia, Polónia e de Portugal.

Lusa

  • Desespero e euforia marcaram o 8.º dia de Mundial
    0:50
  • A derrota que envergonhou a Argentina e apurou a Croácia

    Mundial 2018 / Argentina

    A Croácia garantiu esta quinta-feira a passagem aos oitavos de final do Mundial 2018. A seleção croata bateu a Argentina por 3-0 e deixou os sul-americanos com as contas do apuramento muito complicadas. Veja aqui os golos e os principais lances do encontro.

  • Lisboa vence prémio Capital Europeia Verde de 2020

    País

    A cidade de Lisboa venceu o prémio de Capital Europeia Verde de 2020, anunciou o comissário da União Europeia para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, numa cerimónia que decorreu em Nijmegen, na Holanda.

  • Trump culpa democratas pela separação de pais e filhos
    0:22