sicnot

Perfil

País

Marcelo desloca-se a Malta em setembro encontro do Grupo de Arraiolos

MANUEL DE ALMEIDA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai deslocar-se a Malta, em setembro, para participar no 13.º encontro do Grupo de Arraiolos, constituído por chefes de Estado não executivos da União Europeia.

Segundo um comunicado divulgado esta quarta-feira, o 13.º encontro informal do Grupo de Arraiolos vai realizar-se na capital da República de Malta, La Valeta, nos dias 14 e 15 de setembro, com a participação de 13 chefes de Estado.

Além da anfitriã, a Presidente de Malta, Marie-Louise Coleiro Preca, estarão presentes os chefes de Estado da Áustria, Bulgária, Croácia, Eslovénia, Estónia, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Letónia, Polónia e de Portugal, lê-se no mesmo comunicado.

O Grupo de Arraiolos reuniu-se pela primeira vez na vila alentejana de Arraiolos, em 2003, por iniciativa do então Presidente da República de Portugal, Jorge Sampaio, que procurou juntar um conjunto de chefes de Estado com poderes semelhantes aos seus para discutir o futuro da União Europeia.

Desde então, realizaram-se 12 encontros, que têm tido periodicidade anual, o último dos quais em Sófia, Bulgária, em 14 e 15 de setembro do ano passado, com a participação de oito chefes de Estado, da Finlândia, Hungria, Bulgária, Malta, Itália, Letónia, Polónia e de Portugal.

Lusa

  • Os likes dos candidatos às autárquicas no Facebook
    4:00

    Autárquicas 2017

    Se há mais de 5 milhões de portugueses no Facebook, é natural que as autárquicas também passem pela rede social mais usada no país e no mundo. A SIC apresenta-lhe os 10 candidatos cujas páginas têm mais seguidores e, para a comparação ser mais justa, os que têm mais seguidores em Portugal - porque há também quem estranhamente tenha milhares de fãs em países como Egito, Filipinas ou Vietname.

  • Sondagem prevê vitória de Basílio em Sintra e de Bernardino em Loures
    3:03