sicnot

Perfil

País

Greve dos enfermeiros especialistas afeta Alfredo da Costa e Centro Materno Infantil do Norte

A greve dos enfermeiros especializados vai afetar, hoje, as duas maiores maternidades do país, a Alfredo da Costa, em Lisboa, e o Centro Materno Infantil do Norte, no Porto.

Além destas instituições, o protesto chega também ao Centro Hospitalar da Cova da Beira, na Covilhã.

Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia vão recusar fazer o trabalho especializado, numa paralisação que decorre desde 3 de julho e está a afetar, de forma gradual, vários hospitais do país.

Entre as exigências dos enfermeiros, está a reivindicação a um vencimento ajustado às funções que desempenham.

O Movimento dos enfermeiros, responsável pelo protesto, promete continuar com a greve e acusa o Ministério da Saúde de não conseguir responder ao caos instalado nas maternidades portuguesas.

O Governo adiou uma decisão sobre esta matéria para setembro.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15