sicnot

Perfil

País

PJ realiza buscas na Câmara de Cascais

O presidente da Câmara de Cascais confirmou esta quinta-feira à Lusa que houve, durante o dia, buscas da Polícia Judiciária (PJ) à autarquia, mas avaliou a situação como um "ato normal do poder judiciário, como tantos outros".

"Desde que sou presidente de Câmara já recebi dezenas de visitas dos agentes da Polícia Judiciária na sequência de denúncias. Todas elas inconsequentes", indicou Carlos Carreiras numa nota escrita enviada à Lusa.

As investigações, esclareceu, surgem na sequência de uma denúncia sobre o processo de revisão, em 2015, do Plano Diretor Municipal, entretanto já aprovado e publicado em Diário da República.

"Concluídas as diligências de hoje, não houve constituição de arguidos nem imposição de qualquer medida de coação", contou.

Carlos Carreiras adiantou que o assunto é "antigo" e que já valeu ao executivo "algumas idas a tribunal por participações de grupos de interesse mais ou menos explícitos".

"Tivemos sempre ganho de causa. Perante gritante incapacidade política, há quem queira utilizar a Justiça para fazer oposição. Perderam sempre", sublinhou.

O autarca afirma-se "intransigente" perante os grupos de interesse e promete continuar a defender o município.

Lusa

  • Proteção Civil passa a ter Secretaria de Estado
    1:13

    País

    O Governo criou uma nova Secretaria de Estado da Proteção Civil, que vai ser liderada por José Artur Tavares Neves. Esta é a principal novidade da remodelação governamental que envolve quatro Secretários de Estado, dois deles foram reconduzidos nos cargos.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC