sicnot

Perfil

País

Casal absolvido do crime de desobediência na visita de Passos Coelho

M\303\201RIO CRUZ

O presidente do Sindicato dos Professores da Madeira (SPM) e a sua mulher foram esta sexta-feira absolvidos pelo Tribunal do Porto Santo do crime de desobediência à ordem de dispersão aquando da visita, em 2015, do ex-primeiro-ministro àquela ilha.

De acordo com uma fonte ligada ao processo, o Tribunal do Porto Santo concluiu não terem ficado provados "os factos de desobediência" pelo que absolveu os arguidos que vinham acusados pelo Ministério Público.

O caso remonta a 02 de junho de 2015 quando, por ocasião da visita oficial do ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho ao Porto Santo, três pessoas decidiram manifestar o seu protesto, através da exibição de um cartaz, reclamando melhores condições no transporte aéreo entre a ilha e o continente.

Após o auto de notícia elaborado pela PSP, o Ministério Público levou o caso a Tribunal que, em dezembro de 2015, sentenciou, cada um dos três arguidos, a uma multa de 240 euros, pelo crime de desobediência à ordem de dispersão dada pela autoridade.

Francisco e Madalena Oliveira recorreram da decisão - a terceira pessoa aceitou pagar a multa que, no entanto, acabou por ultrapassar os mil euros devido às custas judiciais - e hoje foram absolvidos pelo Tribunal.

Na altura e à chegada ao centro de congressos do Porto Santo, Pedro Passos Coelho foi recebido com protestos por parte de um pequeno grupo que mostrava cartazes onde se lia "Somos Porto Santo, também somos Portugal" e "Isolamento não".

Lusa

  • Número de mortos nos incêndios sobe para 43

    País

    Os incêndios florestais que deflagraram no domingo em várias zonas do país provocaram 43 mortos, disse esta quinta-feira à Lusa a adjunta do comando nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar. Trata-se de um homem que foi encontrado esta quinta-feira.

  • Casas de Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra foram alvo de buscas
    2:39

    Desporto

    O caso dos emails levou esta quinta-feira a Polícia Judiciária a fazer buscas no Estádio da Luz e nas casas de Luís Filipe Vieira, o comentador Pedro Guerra e Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do clube das águias. O advogado foi constituído arguido, mas só porque um advogado para ser alvo de buscas precisa de ser arguido.

  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos da Liga Europa
    1:48
  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC