sicnot

Perfil

País

Oito regiões do país em risco extremo de exposição aos UV

NUNO VEIGA / LUSA

Oito regiões do continente e da Madeira apresentam, hoje, risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto o resto do país está com níveis muito elevados, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, em risco extremo de exposição à radiação UV estão as regiões de Beja, Évora, Faro, Guarda, Portalegre, Santarém, Setúbal e o Funchal (Madeira).

O IPMA recomenda para as regiões em risco extremo que se evite o mais possível a exposição ao sol.

O resto do país está com níveis muito elevados e elevados de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo e vento em geral fraco predominando do quadrante norte, soprando moderado no litoral oeste, em especial durante a tarde, e sendo moderado a forte de nordeste nas terras altas das regiões Norte e Centro, até meio da manhã e para o final do dia.

A previsão aponta, ainda, para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral nas regiões Norte e Centro, pequena descida da temperatura máxima na região Sul e pequena subida no Minho.

Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul da ilha e nas terras altas e vento moderado de nordeste.

Para os Açores prevê-se períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento fraco.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 18 e 32 graus Celsius, no Porto entre 15 e 29, em Vila Real entre 18 e 35, em Viseu entre 17 e 36, em Bragança entre 16 e 35, na Guarda entre 18 e 34, em Coimbra entre 15 e 32, em Castelo Branco entre 23 e 41, em Santarém entre 17 e 34, em Évora entre 19 e 42, em Portalegre entre 24 e 40, em Beja entre 19 e 41 e em Faro entre 24 e 34.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:39

    País

    Para esta 6ª feira, o IPMA prevê tempo quente na região Sul e interior Norte e Centro. Céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral das regiões Norte e Centro até ao meio da manhã. Pequena descida da temperatura máxima na região Sul e pequena subida no Minho.

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50

    País

    A água é um recurso essencial para todos os organismos vivos, comunidades e atividades económicas. Num país com situações de secas recorrentes, que tendem a ser agravadas pelas alterações climáticas, o que aprendemos com anteriores episódios de escassez de água? Como usar a água para que não falte no futuro? "Água Sob Pressão" foi o tema desta Grande Reportagem, de Carla Castelo (jornalista), Manuel Ferreira (Imagem), Gonçalo Freitas (Edição de imagem), Paulo Alves (Grafismo) e Isabel Mendonça (Produção), exibida na SIC em julho de 2012 (que também foi um ano de seca, ainda que menos grave do que a atual).

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15