sicnot

Perfil

País

Temperaturas descem 2 a 5 graus no fim de semana

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

As temperaturas vão descer entre dois a cinco graus Celsius no fim de semana, em Portugal continental, mas hoje ainda deverão estar acima dos 40 em alguns distritos do Alentejo, disse à agência Lusa o meteorologista Bruno Café.

"Hoje já temos uma pequena descida da temperatura, mas apenas na região Sul. Ainda vamos ter temperaturas entre os 40 e os 42 graus nas capitais de distrito do Alentejo e entre 35 e 39 no interior Norte e Centro", adiantou à agência Lusa o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Devido ao tempo quente, o IPMA colocou em aviso laranja os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja, até às 22:00, de hoje.

Também devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, o Instituto colocou os distritos de Braga, Vila Real, Viseu, Bragança, Setúbal e Faro sob aviso amarelo, até às 21:00, de hoje.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo, o terceiro mais grave, significa situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

"No sábado há uma descida da temperatura máxima e mínima, não devendo ultrapassar os 40 graus. No domingo desce de uma forma mais generalizada e a temperatura na região do Alentejo não deverá ultrapassar os 37 graus", disse Bruno Café.

De acordo com o meteorologista do IPMA, no sábado estão previstas descidas entre 02 e 04 graus e no domingo entre 02 e 05 graus, de um modo geral.

"Há uma tendência de descida da temperatura que se prolonga na primeira parte da próxima semana. Em geral vamos ter descidas, mas que não serão de forma igual em todos os distritos", disse.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:39

    País

    Para esta 6ª feira, o IPMA prevê tempo quente na região Sul e interior Norte e Centro. Céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral das regiões Norte e Centro até ao meio da manhã. Pequena descida da temperatura máxima na região Sul e pequena subida no Minho.

  • A casa dos horrores
    7:57
  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45

    País

    Durante a abertura do ano judicial, a Procuradora-Geral da República e o presidente do Supremo Tribunal aproveitaram para deixar um recado à ministra da Justiça: é urgente aprovar o novo estatuto de juízes e magistrados. O presidente do Supremo diz que é injusta a má imagem da Justiça e pediu contenção aos magistrados.

  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21
  • "Mundo à Vista" no Gana
    7:38