sicnot

Perfil

País

Temperaturas descem 2 a 5 graus no fim de semana

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

As temperaturas vão descer entre dois a cinco graus Celsius no fim de semana, em Portugal continental, mas hoje ainda deverão estar acima dos 40 em alguns distritos do Alentejo, disse à agência Lusa o meteorologista Bruno Café.

"Hoje já temos uma pequena descida da temperatura, mas apenas na região Sul. Ainda vamos ter temperaturas entre os 40 e os 42 graus nas capitais de distrito do Alentejo e entre 35 e 39 no interior Norte e Centro", adiantou à agência Lusa o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Devido ao tempo quente, o IPMA colocou em aviso laranja os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja, até às 22:00, de hoje.

Também devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, o Instituto colocou os distritos de Braga, Vila Real, Viseu, Bragança, Setúbal e Faro sob aviso amarelo, até às 21:00, de hoje.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo, o terceiro mais grave, significa situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

"No sábado há uma descida da temperatura máxima e mínima, não devendo ultrapassar os 40 graus. No domingo desce de uma forma mais generalizada e a temperatura na região do Alentejo não deverá ultrapassar os 37 graus", disse Bruno Café.

De acordo com o meteorologista do IPMA, no sábado estão previstas descidas entre 02 e 04 graus e no domingo entre 02 e 05 graus, de um modo geral.

"Há uma tendência de descida da temperatura que se prolonga na primeira parte da próxima semana. Em geral vamos ter descidas, mas que não serão de forma igual em todos os distritos", disse.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:39

    País

    Para esta 6ª feira, o IPMA prevê tempo quente na região Sul e interior Norte e Centro. Céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral das regiões Norte e Centro até ao meio da manhã. Pequena descida da temperatura máxima na região Sul e pequena subida no Minho.

  • Carro do suspeito de rapto de Maelys fotografado por radar a alta velocidade
    1:16

    Mundo

    Praticamente um mês depois do desaparecimento de Maelys de Araújo, as autoridades francesas continuam a fazer buscas para tentar encontrar a menina lusodescendetnte de 9 anos. Entretanto, um jornal francês revelou que o carro do homem suspeito de rapto terá sido fotografado, por um radar, a alta velocidade na noite do desparecimento.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Icebergue com 5.800 quilómetros quadrados está a deslocar-se na Antártida

    Mundo

    Um icebergue gigante está a deslocar-se na Antártida em direção ao mar de Weddell segundo as imagens de satélite reveladas. Trata-se do A68, um icebergue quatro vezes maior que a cidade de Londres. Com cerca de 5.800 quilómetros quadrados e triliões de toneladas, A68 é um dos maiores icebergues conhecidos.