sicnot

Perfil

País

GNR regista 694 acidentes e dois mortos na 2ª fase da Operação Hermes

A GNR registou 694 acidentes, dois mortos e 15 feridos graves durante a segunda fase da Operação Hermes, que decorreu nas estradas portugueses entre sexta-feira e domingo.

Em comparação com o período homólogo de 2016, a segunda fase desta operação de reforço de patrulhamento durante as deslocações para férias registou, este ano, mais seis acidentes, igual número de mortos e menos cinco feridos graves, adianta a GNR, em comunicado.

Aquela força de segurança refere também que 234 pessoas sofreram ferimentos ligeiros, menos 26 do que no mesmo período de 2016.

A Guarda Nacional Republicana intensificou, entre sexta-feira e domingo, as ações de patrulhamento e apoio aos utentes das vias rodoviárias, com o objetivo de garantir a sua segurança durante os deslocamentos de e para os locais de férias e vários eventos realizados no verão.

Além do apoio aos condutores durante as viagens, foram também realizadas diversas ações de fiscalização, tendo os militares da GNR detido 132 condutores, 102 dos quais por condução com taxa de álcool no sangue (TAS) igual ou superior a 1,2 gramas/litro e 30 por falta de habilitação legal para a condução.

A GNR detetou ainda 4.164 infrações, sendo a maioria por excesso de velocidade (1.899), excesso de álcool (251), falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e cadeirinhas para crianças (142) e uso do telemóvel durante a condução (107).

A Operação Hermes vai decorrer durante todo o verão, realizando-se as próximas fases da operação a 28 a 30 de julho (3ª fase), 11 a 13 de agosto (4ª fase), 25 a 27 de agosto (5ª fase) e 01 a 03 de setembro (sexta fase).


Lusa

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50

    País

    A água é um recurso essencial para todos os organismos vivos, comunidades e atividades económicas. Num país com situações de secas recorrentes, que tendem a ser agravadas pelas alterações climáticas, o que aprendemos com anteriores episódios de escassez de água? Como usar a água para que não falte no futuro? "Água Sob Pressão" foi o tema desta Grande Reportagem, de Carla Castelo (jornalista), Manuel Ferreira (Imagem), Gonçalo Freitas (Edição de imagem), Paulo Alves (Grafismo) e Isabel Mendonça (Produção), exibida na SIC em julho de 2012 (que também foi um ano de seca, ainda que menos grave do que a atual).

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15