sicnot

Perfil

País

Proteção Civil diz que comunicações "nunca estiveram comprometidas" em Alijó

A Proteção Civil garantiu esta segunda-feira que as comunicações SIRESP no incêndio do concelho de Alijó "nunca estiveram comprometidas", avançando que algumas das "intermitências pontuais" registadas no domingo nesta rede são comuns nos fogos de grande dimensão.

"Foram registadas algumas intermitências pontuais, todavia comuns a todos os teatros de operações de grande dimensão, para as quais a ANPC de imediato acionou, através da Secretaria-Geral da Administração Interna (SGMAI), uma estação móvel que já se encontrava preposicionada no Porto", refere a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em comunicado.

Na nota, intitulada "incêndio rural em Alijó: intermitências no SIRESP", a ANPC adianta que as comunicações SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) no combate ao incêndio do concelho de Alijó (Vila Real), que lavra desde a madrugada de domingo, "nunca estiveram comprometidas".

No entanto, destaca que o plano de comunicações da ANPC prevê "supletivamente a interligação entre os vários meios que operam no teatro de operações através da Rede Operacional dos Bombeiros (ROB)".

A ANPC refere ainda que, como medida de precaução, foi também preposicionada, no distrito de Viseu, outra estação móvel de comunicações que "poderá ser de imediato acionada, caso se justifique", em outro incêndio.

O incêndio que começou na madrugada de domingo em Alijó, chegou pelas 13h00 de hoje "ao perímetro" da aldeia de Santa Eugénia.

De acordo a Proteção Civil, o fogo estava hoje à tarde a ser combatido por oito meios aéreos, 433 homens e 131 viaturas.

Lusa

  • "Hoje o SIRESP está a funcionar a 100%"
    1:10

    País

    A Proteção Civil garante que o sistema de comunicação SIRESP já está a funcionar em Alijó. O comandante adjunto Pedro Nunes adianta que as falhas registadas no domingo não comprometeram a atuação dos bombeiros no combate às chamas. Em declarações à SIC, a Proteção Civil fez o ponto de situação do incêndio em Alijó. 

  • "Falhas pontuais" no SIRESP em Alijó
    2:15

    País

    No incêndio de Alijó, este domingo, voltaram a ocorrer falhas no SIRESP. O presidente da autarquia queixou-se das dificuldades mas garante que o combate às chamas não foi comprometido. A Proteção Civil confirmou falhas pontuais e o envio de uma estação móvel para o local.

  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.