sicnot

Perfil

País

Proteção Civil diz que comunicações "nunca estiveram comprometidas" em Alijó

A Proteção Civil garantiu esta segunda-feira que as comunicações SIRESP no incêndio do concelho de Alijó "nunca estiveram comprometidas", avançando que algumas das "intermitências pontuais" registadas no domingo nesta rede são comuns nos fogos de grande dimensão.

"Foram registadas algumas intermitências pontuais, todavia comuns a todos os teatros de operações de grande dimensão, para as quais a ANPC de imediato acionou, através da Secretaria-Geral da Administração Interna (SGMAI), uma estação móvel que já se encontrava preposicionada no Porto", refere a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em comunicado.

Na nota, intitulada "incêndio rural em Alijó: intermitências no SIRESP", a ANPC adianta que as comunicações SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) no combate ao incêndio do concelho de Alijó (Vila Real), que lavra desde a madrugada de domingo, "nunca estiveram comprometidas".

No entanto, destaca que o plano de comunicações da ANPC prevê "supletivamente a interligação entre os vários meios que operam no teatro de operações através da Rede Operacional dos Bombeiros (ROB)".

A ANPC refere ainda que, como medida de precaução, foi também preposicionada, no distrito de Viseu, outra estação móvel de comunicações que "poderá ser de imediato acionada, caso se justifique", em outro incêndio.

O incêndio que começou na madrugada de domingo em Alijó, chegou pelas 13h00 de hoje "ao perímetro" da aldeia de Santa Eugénia.

De acordo a Proteção Civil, o fogo estava hoje à tarde a ser combatido por oito meios aéreos, 433 homens e 131 viaturas.

Lusa

  • "Hoje o SIRESP está a funcionar a 100%"
    1:10

    País

    A Proteção Civil garante que o sistema de comunicação SIRESP já está a funcionar em Alijó. O comandante adjunto Pedro Nunes adianta que as falhas registadas no domingo não comprometeram a atuação dos bombeiros no combate às chamas. Em declarações à SIC, a Proteção Civil fez o ponto de situação do incêndio em Alijó. 

  • "Falhas pontuais" no SIRESP em Alijó
    2:15

    País

    No incêndio de Alijó, este domingo, voltaram a ocorrer falhas no SIRESP. O presidente da autarquia queixou-se das dificuldades mas garante que o combate às chamas não foi comprometido. A Proteção Civil confirmou falhas pontuais e o envio de uma estação móvel para o local.

  • Hugo Soares combinou reunião com Rio para "quando houver ocasião"
    0:33

    País

    O líder parlamentar do PSD garantiu hoje que vai falar com Rui Rio sobre a sua continuidade no cargo. Hugo Soares quebrou o silêncio sobre o assunto para dizer apenas que falou logo no sábado com o novo líder dos sociais-democratas, para o felicitar pela vitória.

  • Vizinhos chocados com casal que mantinha 13 filhos "presos em casa, acorrentados às camas"
    3:01

    Mundo

    Um casal foi detido na Califórnia acusado de tortura e maus tratos a 13 filhos que mantinham acorrentados e em cativeiro. Depois do alerta de uma das filhas, que conseguiu fugir, a polícia encontrou um cenário de horror com crianças acorrentadas e desnutridas. Os vizinhos desconheciam a situação e estão alarmados com o caso. Alguns confessam até que desconheciam que naquela casa vivesse um casal com 13 filhos.