sicnot

Perfil

País

Mais de 580 operacionais no combate às chamas em Alijó

São quatro os incêndios ativos esta manhã no país. O fogo que continua a inspirar maiores cuidados é o de Alijó, no distrito de Vila Real.

Com 585 homens no terreno (às 10:00), o incêndio no concelho de Alijó continua por controlar e a autarquia já ativou o Plano de emergência Municipal. O fogo começou na madrugada de domingo, chegou a ter quatro frentes ativas e obrigou à evacuação de algumas aldeias.

Também em Mangualde, Viseu, continua ativo o fogo de Póvoa de Cervães. Cerca de 500 operacionais e mais de 140 viaturas combatem as chamas numa zona de mato.

No distrito da Guarda, as chamas lavram agora em duas localidades distintas. Em Rochoso e Monte Margarida, mais de 300 bombeiros tentam controlar as chamas numa zona de mato. Em Vila Nova de Foz Côa, um fogo de menores dimensões está a ser combatido por 40 operacionais.

Pai Lobo e Monte da velha, localidades do concelho de Almeida, na Guarda, foram evacuadas por precaução. Durante o dia de ontem, dois helicópteros espanhóis ajudaram no combate ao incêndio, mas com o cair da noite a situação piorou devido à constante mudança do vento.

  • João Galamba deixa de ser porta-voz do PS

    País

    João Galamba vai deixar de ser porta-voz do PS e de integrar a comissão permanente do partido. A nova porta-voz dos socialistas vai ser Maria Antónia Almeida Santos, que já integrava a comissão independente, órgão de direção política do PS.

  • Mariano Rajoy não vai convocar eleições antecipadas
    1:24

    Mundo

    O governo espanhol está por um fio por causa de um processo de corrupção a envolver dirigentes do PP. O PSOE apresentou uma moção de censura e o Ciudadanos pede eleições antecipadas. O chefe do governo, Mariano Rajoy, já disse que não vai convocar eleições.