sicnot

Perfil

País

Exército mobiliza quase 600 militares e 116 viaturas no combate aos fogos

PAULO CUNHA / LUSA

Quase 600 militares e 116 viaturas estão hoje no terreno a ajudar no combate aos incêndios, em missões de apoio à Proteção Civil, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e diversos municípios, anunciou o Exército.

De acordo com uma nota do gabinete do Chefe de Estado-Maior do Exército, estão a ajudar hoje no combate aos incêndios 590 militares, 116 viaturas e quatro máquinas de rasto.

De um total de 50 patrulhas no terreno, 30 colaboram em reposta a pedidos da Autoridade Nacional de Proteção Civil, 10 com o ICNF e as restantes 10 com diversos municípios.

"Estas patrulhas exercem ações de vigilância em dez áreas de patrulhamento nos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Segundo o Exército, estão ainda empenhados no combate aos incêndios 15 pelotões de rescaldo e vigilância pós-incêndio e quatro destacamentos de engenharia, nas regiões de Aldeia do Mato (Abrantes), Paredes (Vila Real), Rio Côvo (Mealhada), Canal Caveira (Grândola), Portunhos (Cantanhede) e Caldas da Felgueira (Nelas).

"Em termos de resumo, relembra-se que, em 2017 e até ao dia de hoje (12 de agosto de 2017), foram empenhados diretamente nos diferentes teatros de operações e áreas de patrulhamento 5.290 militares, 1.094 viaturas e 44 máquinas de rasto do Exército", lê-se no comunicado.

De acordo com a página na Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, consultada cerca das 18:15, estão esta tarde em curso 28 incêndios rurais, que mobilizam 2.045 operacionais, apoiados por 574 veículos e 24 meios aéreos.

São destacadas pela Proteção Civil como "ocorrências importantes" os incêndios que lavram nos concelhos de Montemor-o-Velho (distrito de Coimbra), Ferreira do Zêzere (Santarém), Cantanhede (Coimbra), Mealhada (Aveiro) e Abrantes (Santarém), este último já em resolução.

Lusa

  • Inglaterra estreia-se com vitória suada frente à Tunísia

    Mundial 2018 / Tunísia

    A seleção inglesa estreou-se no Mundial 2018 com um triunfo sobre a Tunísia por 2-1, com o golo da vitória a ser apontado já para lá do minuto 90. O jogo foi referente à 1.ª jornada do grupo G. Veja aqui os golos e os lances que marcaram o encontro.

  • O melhor golo do 5.º dia de Mundial

    Desporto

    Numa escolha feita pelos jornalistas de desporto e do site da SIC Notícias, mostramos-lhe o melhor golo deste quinto dia de Mundial. Foi apontado por Dries Mertens, na vitória da Bélgica sobre o Panamá por 3-0.

  • Salto de Cristiano Ronaldo inspira dança afro-beat

    Desporto

    Uma música humorística afro-beat, publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França.

  • Ronaldo no País dos Sovietes: As religiões praticadas na Rússia
    1:55
  • "Estamos a plantar fósforos"
    2:09

    Opinião

    O calor regressou esta segunda-feira em força e no terreno estiveram quase 1300 bombeiros a combater 70 fogos por todo o país. Depois da tragédia de Pedrógão Grande, o Presidente da República diz que a consciência do país mudou mas é preciso fazer mais. Já Miguel Sousa Tavares diz que o país está mais preparado para combater os incêndios do que alguma vez esteve. No entanto, o comentador da SIC diz que já foram plantados mais de "2500 hectares de eucaliptos" desde Pedrógão e que enquanto isso acontecer Portugal vai continuar a arder. 

    Miguel Sousa Tavares

  • Pai de Meghan Markle lamenta ser "nota de rodapé" no casamento real
    2:03
  • Quando as crianças fazem das suas... os pais é que pagam

    Mundo

    Quando as crianças fazem das suas, restam os pais para as castigar ou, em alguns casos, para sofrer as consequências desses atos. Quem o pode dizer é um casal norte-americano, que recebeu uma fatura de 132 mil dólares (cerca de 114 mil euros), depois de o filho ter derrubado uma estátua num centro comunitário.

    SIC