sicnot

Perfil

País

Mais de 3.000 operacionais combatem as chamas

A noite não deu tréguas aos bombeiros: só nesta madrugada começaram mais de 60 incêndios. Por volta das 09:30, seis grandes incêndios estavam a preocupar as autoridades. Contudo, ao todo, são 51, contando com os que estão em conclusão e a ser dominados. Mais de 3 mil bombeiros combatem as chamas.

O fogo de Cantanhede foi dominado durante esta manhã. Cerca de 300 bombeiros continuam no local, onde 40 pessoas tiveram de ser retiradas das casas.

Segundo a Proteção Civil, os incêndios mais preocupantes a esta hora são em Torres de Mondego e Mealhada, no distrito de Coimbra; Alvaiázere, em Leiria; Ferreira do Zêzere e Tomar, em Santarém, e Louriçal do Campo, no distrito de Castelo Branco.

No concelho de Coimbra, cerca de 270 operacionais tentam controlar as chamas que começaram no sábado em Torres do Mondego. Na Mealhada, o fogo não dá descanso há três dias. Mais de 220 operacionais combatem as chamas.

O mesmo em Alvaiázere, distrito de Leiria, Ferreira do Zêzere, em Santarém e Tomar, no mesmo distrito.

O incêndio em Louriçal do Campo já movimenta quase 100 bombeiros. Já o incêndio de Abrantes, que começou há quatro dias e já esteve várias vezes controlado, está novamente em fase de resolução. Mais de 400 bombeiros mantêm-se no local.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22