sicnot

Perfil

País

Mais de 3.000 operacionais combatem as chamas

A noite não deu tréguas aos bombeiros: só nesta madrugada começaram mais de 60 incêndios. Por volta das 09:30, seis grandes incêndios estavam a preocupar as autoridades. Contudo, ao todo, são 51, contando com os que estão em conclusão e a ser dominados. Mais de 3 mil bombeiros combatem as chamas.

O fogo de Cantanhede foi dominado durante esta manhã. Cerca de 300 bombeiros continuam no local, onde 40 pessoas tiveram de ser retiradas das casas.

Segundo a Proteção Civil, os incêndios mais preocupantes a esta hora são em Torres de Mondego e Mealhada, no distrito de Coimbra; Alvaiázere, em Leiria; Ferreira do Zêzere e Tomar, em Santarém, e Louriçal do Campo, no distrito de Castelo Branco.

No concelho de Coimbra, cerca de 270 operacionais tentam controlar as chamas que começaram no sábado em Torres do Mondego. Na Mealhada, o fogo não dá descanso há três dias. Mais de 220 operacionais combatem as chamas.

O mesmo em Alvaiázere, distrito de Leiria, Ferreira do Zêzere, em Santarém e Tomar, no mesmo distrito.

O incêndio em Louriçal do Campo já movimenta quase 100 bombeiros. Já o incêndio de Abrantes, que começou há quatro dias e já esteve várias vezes controlado, está novamente em fase de resolução. Mais de 400 bombeiros mantêm-se no local.

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC