sicnot

Perfil

País

Ministério Público arquiva processo da Tecnoforma

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

O Ministério Público arquivou o processo que envolvia o ex-primeiro-ministro Passos Coelho e o ex-secretário de Estado da Administração Local Miguel Relvas por suspeitas de corrupção, abuso de poder, participação económica e prevaricação, através da Tecnoforma.

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal não encontrou provas de que a Tecnoforma tenha sido favorecida ilicitamente pela Secretaria de Estado da Administração Local de Miguel Relvas.

O antigo ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares disse ao jornal Público que espera agora um pedido de desculpas.

Quanto ao eventual crime de abuso de poder, o Ministério Público esclareceu que já tinha prescrito quando foi iniciado o inquérito, há cinco anos.

  • Arguidos do caso Tecnoforma não vão a julgamento

    País

    A juíza de Instrução Criminal decidiu não levar a julgamento os arguidos do caso Tecnoforma. Poiares Maduro, Pacheco Pereira e a jornalista Clara Ferreira Alves não vão ser julgados por crime de ofensa contra a empresa onde trabalhou Pedro Passos Coelho.

  • Empresa que gere lixo tóxico do BPN contrata antigo quadro da Tecnoforma
    3:23

    Economia

    A Parvalorem contratou um quadro que trabalhou na Tecnoforma, a empresa de formação profissional onde trabalhou Passos Coelho e Francisco Nogueira Leite, o atual presidente da gestora do lixo tóxico do BPN. A contratação ocorre numa altura em que a Parvalorem avançou com um despedimento coletivo de 50 funcionários. As ligações profissionais de Francisco Banha, o novo quadro, a Francisco Nogueira Leite e Passos Coelho, já duram há quase uma década.

  • UGT reivindica que salário mínimo ultrapasse os 600€
    0:26

    Economia

    O secretário-geral da UGT reivindica que até 2019 o salário mínimo nacional ultrapasse os 600 euros. Este sábado, num congresso distrital na Guarda, Carlos Silva considerou que o Governo tem condições para ir mais além e voltou a defender que para o próximo ano o patamar mínimo para a negociação deve ser os 585 euros.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04
  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.