sicnot

Perfil

País

"O DGS não se pronuncia sobre eutanásia. O Francisco George gostaria que precipitassem o final da vida"

"O DGS não se pronuncia sobre eutanásia. O Francisco George gostaria que precipitassem o final da vida"

Francisco George diz que tem duas posições: uma enquanto diretor-geral da Saúde, outra no plano pessoal. A cerca de um mês de acabar a sua carreira de 44 anos na administração pública, Francisco George admite que, no fim da sua vida, gostaria de evitar sofrimentos exacerbados e situações de grande dependência, optando antes por pedir que lhe fosse acelerado o final da vida.

  • "A lei do interrupção voluntária da gravidez foi um grande sucesso"
    2:25

    País

    Portugal é o país europeu com menos abortos por cada 1.000 nascimentos. Os números têm vindo a cair na última década, desde a entrada em vigor da lei da interrupção voluntária da gravidez e, para o diretor-geral da Saúde, Francisco George, provam o sucesso da medida que preveniu uma série de complicações graves para as mulheres. Em entrevista à agência Lusa, Francisco George admitiu ainda que, no início, ainda havia ativistas em protesto contra a lei, mas as estatísticas ajudaram a dissipar as dúvidas.

  • CDS volta ao debate da eutanásia
    1:05

    País

    O CDS agendou para quinta-feira um debate no Parlamento, para discutir os direitos das pessoas em fim de vida. Os centristas querem que a sedação paliativa em fim de vida seja inscrita na lei, à semelhança do que aconteceu em França. 

  • Muitos médicos são a favor da eutanásia
    4:03

    Eutanásia

    Um manifesto e milhares de assinaturas pediram a despenalização da morte assistida a pedido do doente. Como classe profissional, os médicos estão contra, apesar de muitos serem pessoalmente a favor. A eutanásia já é permitida em alguns países e em Portugal há muito que o debate está instalado.

  • Bloco admite uma lei definitiva sobre eutanásia apenas no fim da legislatura
    2:09

    País

    O Bloco de Esquerda apresentou um anteprojeto para a legalização da eutanásia. O documento prevê que a antecipação da morte só possa avançar com um parecer obrigatório de dois médicos. O deputado José Manuel Pureza, explicou na Edição da Noite os detalhes da proposta do Bloco de Esquerda. O partido não tem pressa e admite uma lei definitiva apenas no fim da legislatura.

  • UGT reivindica que salário mínimo ultrapasse os 600€
    0:26

    Economia

    O secretário-geral da UGT reivindica que até 2019 o salário mínimo nacional ultrapasse os 600 euros. Este sábado, num congresso distrital na Guarda, Carlos Silva considerou que o Governo tem condições para ir mais além e voltou a defender que para o próximo ano o patamar mínimo para a negociação deve ser os 585 euros.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04
  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.