sicnot

Perfil

País

Quase 50 concelhos de 14 distritos em risco máximo de incêndio

Quase todo o país está hoje sob risco elevado ou máximo de incêndio, à excepção de alguns pontos do litoral. Com temperaturas a rondarem os 30ºC, quase uma centena de concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto, Braga, Vila Real e Bragança está sob risco máximo de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o 'reduzido' e o 'máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Às 06:30, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) dava conta de cinco incêndios em curso, quatro em resolução e 15 em fase de conclusão.

De acordo com a ANPC, às 06:30, estava por dominar um incêndio que deflagrou às 13:24 de terça-feira na Portela do Homem, Campo do Gerês, concelho de Terras de Bouro, no distrito de Braga.

Ao início da manhã este incêndio, que tinha uma frente ativa em território espanhol, mobilizava 91 operacionais, com o auxílio de 26 veículos.

  • O tempo para hoje
    0:51

    País

    Para esta 4ª feira, 11 de outubro de 2017 prevê-se céu geralmente limpo, temperatura máxima acima do habitual para outubro e vento fraco.

  • Foi controlado o incêndio da Pampilhosa da Serra
    1:21

    País

    Fogo que começou na sexta-feira à noite e que alastrou ao concelho de Arganil foi dominado pelos bombeiros durante a manhã. No terreno permanecem cerca de 500 bombeiros, centenas de viaturas e helicópteros nas operações de vigilância e rescaldo.

  • E agora?
    15:07
  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Equipa responsável por renovação da Proteção Civil ainda não é conhecida
    2:45

    País

    A constituição da unidade de missão que deverá entrar esta segunda-feira em funções para concretizar a reforma dos sistemas de prevenção e combate a incêndios ainda não é conhecida. A equipa de trabalho anunciada por António Costa será responsável por pôr de pé o novo sistema de Proteção Civil, aprovado no Conselho de Ministros extraordinário de sábado.

  • "Quero unir o PSD depois de o clarificar"
    1:17
  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31
  • Antigos presidentes dos EUA angariam 26 milhões para vítimas dos furacões
    0:58

    Mundo

    Os cinco antigos presidentes dos Estados Unidos da América ainda vivos juntaram-se para ajudar as vítimas dos furacões. Bill Clinton e Barack Obama lembraram as vítimas dos furacões e elogiaram o espírito solidário dos norte-americanos. Os antigos presidentes norte-americanos lançaram o apelo no início do mês passado e já conseguiram angariar cerca de 26 milhões de euros.