sicnot

Perfil

País

Tempestade tropical Ophelia aproxima-se dos Açores

A tempestade tropical Ophelia, que deverá passar a furacão na próxima madrugada, continua esta quarta-feira a trajetória de aproximação aos Açores, informou o Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores.

"Neste momento, a previsão indica que a trajetória mais provável é passar a sul da ilha de Santa Maria, do grupo oriental arquipélago, no sábado, dia em que os efeitos poderão ser sentidos neste grupo, que inclui a ilha de São Miguel", informou o meteorologista Carlos Ramalho, da delegação regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, disponibilizado na página do Facebook da delegação, o IPMA refere que às 15:00 locais (mais uma hora em Lisboa) "o centro da tempestade tropical Ophelia, localizava-se a 1.245 quilómetros a sudoeste dos Açores, verificando-se um aumento da intensidade do vento nas últimas horas".

O vento médio é agora de 110 quilómetros/hora e as rajadas na ordem dos 140 quilómetros/hora.

"O ciclone Ophelia está a deslocar-se para este a seis quilómetros/hora e espera-se que continue a intensificar-se nas próximas horas, atingindo a categoria de furacão nas próximas oito horas", esclarece o IPMA, observando que "o ciclone deverá manter-se quase estacionário nas próximas horas", mas prevê-se que a partir de quinta-feira "comece a deslocar-se para nordeste" e, por isso, a aproximar-se do arquipélago dos Açores.

"Pela avaliação dos resultados dos diferentes modelos meteorológicos existe uma probabilidade muito baixa, inferior a 5%, de as ilhas dos grupos central e ocidental (Faial, Pico, S. Jorge, Graciosa, Terceira, Flores e Corvo) sofrerem influência deste ciclone", adianta o IPMA.

Já quanto às ilhas do grupo oriental, "a probabilidade de o ciclone influenciar o estado do tempo a partir da manhã de sábado em São Miguel varia entre 10 a 20% e em Santa Maria entre 30 a 40%".

Lusa

  • Maria Cavaco Silva "muito espantada" com caso Raríssimas
    0:56

    País

    Maria Cavaco Silva disse hoje que ficou surpreendida e preocupada com as suspeitas de irregularidades na associação Raríssimas. A ex-primeira dama garante que desconhecia a situação e afirma que Portugal não é "abonado" ao ponto de poder desperdiçar o trabalho feito, lembrando que os utentes não podem sofrer com a polémica.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • "O futuro da Autoeuropa não está em causa"
    0:43

    Economia

    O secretário de Estado do Trabalho apelou a que os partidos não se intrometam nas negociações entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em entrevista à Edição da Noite da SIC Notícias, Miguel Cabrita afastou a hipótese de estar em causa o encerramento da fábrica de Palmela. 

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28