sicnot

Perfil

País

PS e Costa voltam a subir, direita cai (exceto Cristas)

Sondagem

PS e Costa voltam a subir, direita cai (exceto Cristas)

Na primeira sondagem depois das eleições autárquicas, o PS recupera da queda do mês passado e volta a subir nas intenções de voto. Se as legislativas fossem agora, os socialistas chegariam aos 41%. E Passos Coelho tem a maior queda de popularidade.

Os resultados das autárquicas parecem ter tido efeitos imediatos nas intenções de voto para as legislativas. Se no mês passado, o PS caía pela primeira vez desde maio e o PSD subia pela primeira vez desde abril, em outubro volta tudo ao cenário anterior, no estudo da Eurosondagem feito para a SIC e Expresso.

O PS recupera da queda de setembro e chega agora aos 41%. Uma subida de 0,7 pontos inversamente proporcional à descida dos sociais-democratas, que num mês de arrumações internas não vão além dos 28%.

O Bloco de Esquerda sobe um pouco mais do que a CDU. O CDS é o partido que mais cai. E no fim da lista, o PAN volta a registar uma queda ligeira.

No ranking de popularidade, regista-se mais uma subida, sem surpresa, do Presidente da República e a recuperação do primeiro-ministro, que depois da queda de setembro regista uma das maiores subidas. O mesmo acontece com o Governo, que depois de ter registado a maior queda de popularidade desde a tomada de posse, volta agora a melhorar o resultado.

Mas é no quadro dos líderes partidários que estão as mudanças mais curiosas. Logo depois de Jerónimo de Sousa, aparece Assunção Cristas. A líder do CDS não acompanha a tendência de queda do partido, sobe para segundo lugar e atira Passos Coelho para terceiro. O presidente do PSD, que se preparara para deixar a liderança dá um trambolhão de quase 4 pontos na popularidade. Em último lugar está Catarina Martins, também volta a cair.

O estudo da Eurosondagem feito para a SIC e para o Expresso foi realizado entre os dias 4 e 11 de outubro.

  • Maria Cavaco Silva "muito espantada" com caso Raríssimas
    0:56

    País

    Maria Cavaco Silva disse hoje que ficou surpreendida e preocupada com as suspeitas de irregularidades na associação Raríssimas. A ex-primeira dama garante que desconhecia a situação e afirma que Portugal não é "abonado" ao ponto de poder desperdiçar o trabalho feito, lembrando que os utentes não podem sofrer com a polémica.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • "O futuro da Autoeuropa não está em causa"
    0:43

    Economia

    O secretário de Estado do Trabalho apelou a que os partidos não se intrometam nas negociações entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em entrevista à Edição da Noite da SIC Notícias, Miguel Cabrita afastou a hipótese de estar em causa o encerramento da fábrica de Palmela. 

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28