sicnot

Perfil

País

Professores mantêm greve depois da reunião com o Governo

Professores mantêm greve depois da reunião com o Governo

As reuniões com os professores no Ministério da Educação terminaram sem novidades. Os docentes avançam assim para uma greve geral esta quarta-feira, que deverá terminar com uma manifestação junto à Assembleia da República. Os sindicatos não aceitam que os professores sejam os únicos funcionários públicos a não receber a partir de janeiro as verbas devidas pelos 9 anos em que viram as carreiras congeladas. O Governo diz que o pagamento retroactivo do tempo de serviço congelado iria ter um custo de 600 milhões de euros o que colocaria em causa os próximos orçamentos do Estado.

  • "Uma coisa é repor o cronómetro a contar, outra é recuperar o tempo perdido"
    2:47

    País

    O Primeiro-ministro diz que não há condições financeiras para contabilizar o tempo de serviço dos professores durante o tempo em que tiveram as carreiras congeladas. António Costa afirmou na Comissão Política Nacional do PS que a medida custaria 650 milhões de euros já em 2018 e, mesmo diluindo os efeitos no tempo, não seria financeiramente sustentável.

  • "A paz não cai do céu e às vezes temos de dar um murro na mesa"
    11:06

    País

    O secretário-geral da UGT foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o protesto dos professores marcado para quarta-feira. Carlos Silva defende que "privilegia a paz social", mas que há matérias no Orçamento do Estado para 2018 pelas quais não pode deixar lutar, pois é um documento com medidas "do tempo da austeridade".

  • FNE diz que não há garantias do Governo
    0:50

    País

    O secretário-geral da Federação Nacional da Educação (FNE) disse, à saída da reunião do sindicato, que não há certezas de que o Governo esteja disponível para contabilizar a totalidade do tempo de carreira dos professores. João Dias da Silva afirmou que este é o ponto central da greve marcada para quarta-feira.

  • "Os professores exigem respeito, consideração e estima"
    0:26

    País

    A Fenprof diz que o Governo ainda está disponível para negociar a recuperação do tempo integral de serviço dos professores, que pode vir a ser faseada. À saída de uma reunião no Ministério da Educação, sem a presença do ministro que continua internado, Mário Nogueira justificou a manutenção da greve e da manifestação de quarta-feira com a necessidade de pressionar a tutela.

  • Curiosidades sobre o Mundial da Rússia
    3:08
  • Inocência e talento marcaram o 9.º dia de Mundial
    0:56
  • Ronaldo no País dos Sovietes: Algumas curiosidades
    1:54
  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • A queda aparatosa do selecionador do Brasil
    0:05
  • Dia de limpezas em Chaves após violenta tempestade
    2:44
  • Athanasia, uma mulher sem medo das alturas
    0:35

    Mundo

    É grega, chama-se Athanasia Athineau, tem 29 anos e pertence à unidade de forças especiais da Grécia. O salto que podemos ver é de 10 mil pés, mas Athanasia faz também saltos de 30 mil. Neste caso, caíu a uma velocidade de 250 quilómetros por hora antes de abrir o pára-quedas.

  • Talheres de Hitler vendidos por 14 mil euros

    Mundo

    Um conjunto de duas facas, três colheres e três garfos de prata, que pertencia a Adolf Hitler, foi vendido em Dorset, Inglaterra, pelo valor de 12.500 libras (aproximadamente 14.200 euros). O serviço de talheres foi criado no âmbito das celebrações do 50.º aniversário do ditador nazi.

    SIC