País

Quinta no Douro desenvolve estratégia para fazer face às alterações climáticas

Quinta no Douro desenvolve estratégia para fazer face às alterações climáticas

As mudanças do clima já se começam a fazer sentir também nas vinhas do Douro.Apesar deste ano a vindima ter sido antecipada significativamente, as consequências mais preocupantes da seca deverão sentir-se sobretudo a médio e longo prazo. Por isso há especialistas a estudar medidas para minimizar os efeitos da falta de água.

  • Projeto de investigação VISCA como alternativa às alterações climáticas
    3:45

    País

    Para tornar o Douro mais reveliente às alterações climáticas, uma Quinta no Douro integra um projeto europeu de investigação ao lado de 11 parceiros, o VISCA (Vineyards’ Integrated Smart Climate Application). Manuela Carneiro foi conhecer o uma vinha experimental onde se tenta perceber o comportamento das castas durante as mudanças do clima.

  • Seca afeta alimentação das ovelhas em Trás-os-Montes
    2:53

    País

    A seca está a ter efeitos na reprodução de ovinos de raça churra mirandesa. Por falta de alimentação fresca dos pastos, nos últimos dois meses, nasceram pouco mais de um terço dos cordeiros que nascem habitualmente nesta época. O repórter João Faiões visitou uma exploração de Miranda do Douro.

  • Anticiclone dos Açores afasta o verão de Portugal
    1:46

    País

    O verão vai continuar ameno em Portugal e, no início da próxima semana, as temperaturas máximas vão mesmo descer. Um cenário bem diferente do do norte da Europa, onde são as ondas de calor que estão a preocupar as autoridades. 

  • Ryanair prevê cancelamento de 50 voos diários em Portugal
    2:10

    Economia

    A Ryanair vai cancelar até 50 voos em Portugal durante os dois dias de greve, na próxima semana. A companhia irlandesa garante que já contactou 90% dos clientes com viagens marcadas de e para o país, que podem agora pedir o reembolso ou reagendar os voos.

  • Volta ao Mundo em Arroios
    18:46
  • Sócrates defende Pinho e critica Parlamento

    País

    José Sócrates saiu em defesa do seu antigo ministro da Economia, Manuel Pinho. Num artigo de opinião publicado no Expresso, o ex-primeiro-ministro aponta o dedo ao presidente do PSD e ao líder parlamentar do PS.

  • PP espanhol elege o líder mais jovem de sempre

    Mundo

    O novo presidente do Partido Popular (PP) espanhol, Pablo Casado, com 37 anos, é o líder mais jovem que este partido já teve na sua curta história, sendo visto por muitos como defensor da ala mais conservadora e tradicional.