sicnot

Perfil

País

Serviços clínicos passam a avaliar aptidão física e psicológica de condutores

A avaliação médica, mental e psicológica dos candidatos a condutores passa a ser realizada por médicos e psicólogos no exercício da sua profissão ou em serviços clínicos especializados, refere o decreto-lei publicado esta quinta-feira em Diário da República.

O decreto-lei hoje publicado em Diário da República altera o Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir, transpondo a Diretiva 2016/1106, da União Europeia.

De acordo com o diploma, a abertura, a modificação e o funcionamento destes serviços clínicos para a avaliação da aptidão física, mental e psicológica dos candidatos e condutores "regem-se pelo disposto no Decreto-Lei n.º 127/2014, de 22 de agosto".

"Estas alterações pretendem facilitar o processo de obtenção e revalidação da carta de condução, disponibilizando um conjunto de meios concentrados e especializados, passíveis de serem auditados", refere o diploma.

O documento acrescenta que as mudanças vão aumentar a acessibilidade e centrar as políticas no interesse dos cidadãos, "melhorando a qualidade e a capacidade de monitorização do processo e assegurando a segurança rodoviária".

Lusa

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27