País

Reportagens da SIC premiadas pelo Alto Comissário para as Migrações

A SIC ganhou mais dois prémios de jornalismo. O Alto Comissariado para as Migrações atribuiu o prémio "Pela Diversidade Cultural", na categoria de televisão, à Grande Reportagem "Renegados", que aborda problemas de nacionalidade que afetam a comunidade afrodescendente.

Já premiada pela Sociedade Portuguesa de Autores, pela AMI e pela Associação Corações com Coroa, este é o quarto prémio da reportagem de Sofia Pinto Coelho, Filipe Ferreira, Rui Berton, Diana Matias e Isabel Cruz.


O júri entregou também uma menção honrosa a uma reportagem da rubrica "Eu é que sou o Presidente da Junta", de Miriam Alves, Filipe Ferreira, Marco Carrasqueira, Sandra Cadeireiro e Patrícia Reis. Conta a história de uma comunidade que combateu um problema de exclusão social e de marginalidade construindo um jardim botânico, e que transformou uma localidade temida e dividida numa referência de participação cívica.

  • Renegados
    35:53

    Grande Reportagem SIC

    Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada. A Grande Reportagem da SIC, Renegados, mostra-lhe vários casos de pessoas que já passaram por essa situação.

  • Há uma praga de gaivotas no Porto
    2:13
  • Construção civil volta a crescer
    0:49

    Economia

    Depois de anos a ser um dos setores mais penalizados pela crise a construção civil voltou a crescer. Em 2017 foram licenciados quase 19 mil edifícios, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. 

  • Novo vídeo mostra rapazes tailandeses a dizer que estão bem e a agradecer apoio
    2:07