sicnot

Perfil

País

Frio no fim de semana, temperatura vai descer 10 graus

Seth Wenig

A chuva vai continuar a afetar a região norte pelo menos até sexta-feira ou sábado, altura em que está prevista uma descida das temperaturas na ordem dos 10 graus, segundo a meteorologista Paula Leitão, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Até quinta-feira não vai haver alterações significativas. Vamos continuar com chuva na região norte, com céu muito nublado, vento a soprar do quadrante oeste, sendo fraco no sul, e formação de neblinas”, disse à Lusa a especialista do IPMA.

De acordo com Paula Leitão, a temperatura mínima subiu na noite de segunda-feira para hoje e vai manter-se relativamente alta, sem grandes oscilações.

“Na sexta-feira, a situação muda com a passagem de uma frente fria que vai dar precipitação mais intensa na região norte e centro e que vai chegar à região sul. Estamos também a prever queda de neve nas quotas mais baixas, vento intenso moderado a forte e agitação marítima com ondas de 04 a 05 metros”, disse.

“Na sexta-feira e no sábado vamos ter uma descida da temperatura a rondar os 10 graus Celsius, em especial da mínima. Vamos ter valores abaixo dos zero graus nas terras altas do norte e centro, de 02 graus no interior do Alentejo e com formação de gelo e geada”, destacou.

Segundo Paula Leitão, esta situação vai manter-se no início da semana próxima semana, mas depois está prevista uma massa de ar mais quente que vai trazer chuva.

Lusa

  • Previsão de queda de neve amanhã em 10 distritos

    País

    Dez distritos de Portugal continental vão estar na quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve, indicou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Coimbra vão estar a partir das 6:00 e até ao final do dia sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve acima dos 1.200/1.400 metros, descendo a cota para 800 metros.

  • Sismo de 3,1 com epicentro a 8 km de Almodôvar

    País

    Um sismo de magnitude 3,1 na escala de Richter com epicentro a cerca de oito quilómetros a nordeste de Almodôvar, distrito de Beja, foi hoje sentido no continente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

  • ADSE quer poupar 29 milhões com nova tabela de preços
    2:50

    Economia

    A nova tabela de preços - que a ADSE quer que entre em vigor a 1 de março - pretende poupar 29 milhões de euros, nos cuidados de saúde prestados fora das unidades públicas aos funcionários do Estado. Os hospitais privados consideram a proposta irreal e ameaçam pôr fim aos acordos com a ADSE.

  • Paris afetada por praga de ratos
    1:03