sicnot

Perfil

País

Segundo dia de depoimento de Orlando Figueira na Operação Fizz

Segundo dia de depoimento de Orlando Figueira na Operação Fizz

O Julgamento da Operação Fizz continua esta manhã no Tribunal Central Criminal de Lisboa. Nesta segunda sessão, o coletivo de juizes já está a ouvir Orlando Figueira, como explica Sara Antunes de Oliveira, a repórter da SIC que está a acompanhar este julgamento.

  • Angola com dúvidas sobre eventual amnistia para Manuel Vicente
    2:15

    Operação Fizz

    As autoridades angolanas rejeitaram, mais uma vez, notificar o ex-vice- Presidente do país, mas dizem que não é certo que Manuel Vicente seja abrangido por uma amnistia, se Portugal decidir enviar o processo para Luanda. Esta segunda-feira, no primeiro dia de julgamento, o tribunal decidiu apenas separar as acusações contra Vicente num novo processo. A sessão ficou ainda marcada pelas declarações de Orlando Figueira, que diz que Carlos Silva, o presidente do Banco Atlântico, deveria estar sentado no banco dos réus.

  • "Alguns dos crimes de Manuel Vicente poderão ser julgados em Angola"
    0:59

    Mundo

    O diretor do Jornal de Angola acredita que Manuel Vicente poderá vir a ser julgado pela Justiça angolana pelo crime de peculato. Vítor Silva, nomeado para o cargo no ano passado pelo Presidente João Lourenço, esteve esta segunda-feira na SIC Notícias e recordou que este caso envolve Manuel Vicente enquanto presidente, na altura, da petrolífera Sonangol.

  • "Quanto mais alto é um dirigente político, menor deve ser a sua imunidade"
    3:28

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares considera que "o tribunal não podia ficar eternamente à espera que Angola notificasse Manuel Vicente" no processo da Operação Fizz. O comentador SIC afirma que o ex-vice-Presidente angolano "vai ser o ausente mais presente" do julgamento e defende que "quanto mais alto é um dirigente político, menor deve ser a sua imunidade".

  • "Havemos de chegar a um bom resultado" com Angola
    1:16

    País

    No dia em que começou o julgamento do processo da Operação Fizz, Augusto Santos Silva está otimista em relação ao futuro das relações entre Portugal e Angola. O ministro dos Negócios Estrangeiros português citou esta segunda-feira o Chefe da Diplomacia de Angola para sublinhar que Lisboa e Luanda estão em sintonia.

  • Julgamento da operação Fizz começa hoje

    Operação Fizz

    O julgamento da operação Fizz, que tem como arguidos o ex-vice-Presidente de Angola, Manuel Vicente, o ex-procurador Orlando Figueira, o advogado Paulo Blanco e o empresário Armindo Pires começa hoje em Lisboa. O caso está a abalar as relações entre Portugal e Angola. Manuel Vicente não deverá comparecer na primeira sessão do julgamento.

  • Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já têm cadastro
    1:59

    Crise no Sporting

    Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já foram condenados por 22 crimes que cometeram no passado, mas nunca nenhum deles cumpriu pena de prisão ou prisão domiciliária. O juiz decretou a prisão preventiva na sequência das agressões à equipa do Sporting por entender que se tratou de um comportamento chocante, terrorista e a perversão do espírito desportivo.

  • Está a pensar ir à praia? Não se esqueça do guarda-chuva
    0:43
  • Abate de animais nos canis proibido a partir de setembro
    1:35

    País

    O abate de animais nos canis passa a ser proibido a partir de setembro. Só em 2017, foram mortos cerca de 12 mil cães e gatos, uma média de um abate por hora. O Governo lançou um programa de incentivos financeiros de um milhão de euros, que ainda está a decorrer.

  • Cabazes solidários oferecidos pelo Governo encontrados no lixo
    0:57
  • Colheita da cereja já arrancou no Fundão
    1:54

    País

    A colheita das primeiras cerejas da época já começou no Fundão. A campanha atrasou um mês em relação a anos anteriores, por causa do inverno que se prolongou, mas os produtores garantem que o fruto é de qualidade.