sicnot

Perfil

País

Há quem esteja a cortar árvores protegidas para evitar multas de limpeza dos terrenos

Há quem esteja a cortar árvores protegidas para evitar multas de limpeza dos terrenos

O Ministério da Administração Interna já esclareceu a questão sobre a limpeza dos terrenos. A dúvida foi levantada por causa da campanha lançada esta semana pelo Governo. Muitas pessoas estão a cortar espécies protegidas, por desconhecimento ou até para evitar multas.

  • Afinal são 5 ou mais de 50 os municípios sem plano de defesa da floresta?
    1:45

    País

    O Ministro da Administração Interna disse esta quarta-feira no Parlamento que só cinco municípios do país não têm os Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) aprovados. Uma informação que contraria a informação oficial do Ministério da Agricultura, e que consta na página do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que refere 57.

  • Campanha do Governo sobre limpeza de terrenos suscita dúvidas
    2:59

    País

    O vídeo da campanha dos Ministérios da Administração Interna e da Agricultura sobre a limpeza de terreno tem suscitado algumas dúvidas. O vídeo diz que os proprietários têm de cortar árvores 50 metros à volta das casas e 100 metros à volta das aldeias, mas a lei não obriga ao corte do arvoredo.

  • António Costa avisa que limpeza de terrenos é obrigatória
    2:13

    País

    António Costa esteve esta quinta-feira em Tondela no lançamento da empreitada para a reconstrução de 94 casas destruídas pelos incêndios de outubro passado. O primeiro-ministro avisou que a limpeza em volta das casas é obrigatória. As obras deverão estar concluídas até ao final do ano e vão custar cerca de 10 milhões de euros.

  • Eduardo Cabrita diz que é prioritário "limpar o mato até final de maio"
    1:12

    País

    O ministro da Administração Interna afirmou esta quinta-feira que é prioridade sensibilizar as pessoas e os vários organismos para a prevenção de incêndios, o que passa, entre outras medidas, pela limpeza das matas até maio. Eduardo Cabrita tocou no assunto na conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros.

  • Só 40% das multas por falta de limpeza dos terrenos foram cobradas em 2016
    1:43

    País

    Este ano, a Guarda Nacional Republicana já autuou mais de 660 proprietários de terrenos, que não cumpriram as regras de prevenção e proteção das florestas contra incêndios, sobretudo as de limpeza. Em 2016, das mais de duas mil multas passadas pela GNR, só 40% foram cobradas. Relativamente a este ano, apenas um terço das multas foram pagas.

  • Governo enfrenta vaga de contestação
    2:35

    Economia

    O Governo enfrenta uma onda de contestação. Guardas prisionais, procuradores, professores, médicos e enfermeiros descontentes ameaçam com greves nos diferentes setores, já nos meses de março e abril.

  • Proposta criação de 77 mil empregos através de uma descida da TSU
    1:23
  • Bastonário dos médicos diz que a classe deixou de acreditar no ministro da Saúde
    2:24

    País

    Desde Março do ano passado que perto de mil médicos especialistas aguardam colocação nos hospitais. O concurso, prometido várias vezes pelo ministro da Saúde, não abriu ainda por falta de autorização do Ministério das Finanças. Amanhã, quinta-feira, um grupo destes médicos vai à Assembleia da República entregar uma carta que entretanto já seguiu para os ministros da Saúde e Finanças.

  • 296 mortos em 2 dias de bombardeamentos em Ghouta Oriental
    2:16
  • Tiroteio na Florida foi o 18.º registado em meio escolar nos EUA desde janeiro
    1:25