sicnot

Perfil

País

Seguem para julgamento 68 arguidos no caso das messes da Força Aérea

Dos 86 arguidos na Operação Zeus, 18 não vão a julgamento. O juiz responsável pelo processo de corrupção nas messes da Força Aérea decidiu hoje fazer cair os crimes de associação criminosa e falsificação informática.

Todos os 11 arguidos que estavam detidos ficaram em liberdade, apenas com termo de identidade e residência. No despacho o juiz considerou que já não se verifica o perigo de perturbação do inquérito.

Um despacho proferido menos de uma semana depois do debate instrutório, altura em que o Ministério Público desistiu de enviar para julgamento 2 empresários que integravam o conjunto dos 86 acusados.

Em causa continuam os crimes de corrupção e falsificação de documentos.

Segundo a acusação, os arguidos terão planeado um esquema de sobrefaturação de bens e matérias- primas para a confeção de refeições nas messes da Força Aérea Portuguesa e do Hospital das Forças Armadas. O montante é superior a dois milhões e meio de euros.

  • "Tudo é arrancado a ferros" a Espanha sobre mina de urânio, diz o Ministro do Ambiente
    0:40

    País

    O Ministro do Ambiente disse esta quarta-feira, no Parlamento, que Espanha não está a cumprir o protocolo ibérico que se aplica às avaliações de planos, programas e projetos com efeitos transfronteiriços. A propósito dos pedidos de informação enviados pelas autoridades nacionais ao Governo espanhol sobre o projeto de exploração de urânio em Retortillo, Salamanca, a poucas dezenas de quilómetros da fronteira com Portugal, João Matos Fernandes disse mesmo que "o protocolo que existe não está a ser cumprido; tudo é arrancado a ferros".

  • Governo enfrenta vaga de contestação
    2:35

    Economia

    O Governo enfrenta uma onda de contestação. Guardas prisionais, procuradores, professores, médicos e enfermeiros descontentes ameaçam com greves nos diferentes setores, já nos meses de março e abril.

  • Proposta criação de 77 mil empregos através de uma descida da TSU
    1:23
  • Bastonário dos médicos diz que a classe deixou de acreditar no ministro da Saúde
    2:24

    País

    Desde Março do ano passado que perto de mil médicos especialistas aguardam colocação nos hospitais. O concurso, prometido várias vezes pelo ministro da Saúde, não abriu ainda por falta de autorização do Ministério das Finanças. Amanhã, quinta-feira, um grupo destes médicos vai à Assembleia da República entregar uma carta que entretanto já seguiu para os ministros da Saúde e Finanças.

  • 296 mortos em 2 dias de bombardeamentos em Ghouta Oriental
    2:16
  • Tiroteio na Florida foi o 18.º registado em meio escolar nos EUA desde janeiro
    1:25