sicnot

Perfil

País

Vila Velha de Ródão vai ter rede de monitorização da qualidade da água do Tejo

PAULO CUNHA / LUSA

O autarca de Vila Velha de Ródão anunciou esta terça-feira que a Câmara, em colaboração com a Quercus, irá instalar uma rede de monitorização da qualidade da água do Tejo em vários pontos do rio, incluindo junto ao ponto de descarga da Celtejo. O autarca revelou ainda que as medições serão disponibilizadas ao público através da internet em tempo real.

Os autarcas de Abrantes, Mação e Vila Velha de Ródão foram ouvidos esta terça-feira à tarde na comissão parlamentar de ambiente sobre a poluição no rio Tejo. Todos se afirmaram interessados na resolução de um problema que já tem vários anos.

Em 2015, os três autarcas já tinham sido ouvidos na mesma comissão sobre a poluição do Tejo.

Quinta-feira vão ser ouvidas em audição conjunta a Agência Portuguesa do Ambiente e a Inspeção-Geral do Ambiente.

  • "Acho altamente suspeita esta declaração do segredo de justiça sobre caso da Celtejo"
    4:51

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares disse esta segunda-feira que considera muito suspeita a declaração do segredo de justiça no caso da Celtejo. O comentador da SIC diz que o delegado do Ministério Público de Castelo Branco resolveu decretar o segredo de justiça apenas para defender a Celtejo. Ao que a SIC apurou, os resultados das análises à poluição no rio Tejo deverão estar prontos esta terça-feira, mas só serão divulgados publicamente quando a investigação terminar.

  • Resultados das análises ao Tejo divulgados só no fim da investigação

    País

    Os resultados das análises às amostras recolhidas na Celtejo, em Vila Velha de Ródão, deverão estar prontos esta terça-feira e vão ser anexados ao inquérito em curso, a cargo do Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal de Castelo Branco. No entanto só poderão ser divulgados publicamente no final da investigação iniciada a 27 de janeiro.

  • Germano Almeida vence Prémio Camões

    Cultura

    O escritor cabo-verdiano Germano Almeida é o vencedor do Prémio Camões 2018, foi esta segunda-feira anunciado, no Hotel Tivoli, em Lisboa, após reunião do júri.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • "Para primeiro dia de pesca da sardinha, não foi mau"
    2:19
  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29

    País

    José Sócrates garantiu este domingo que não atacará o PS e que continua a ser socialista. O antigo primeiro-ministro participou num almoço de apoio, em Lisboa, com cerca de 100 pessoas, a maioria anónimos.