sicnot

Perfil

País

Deputados tentam acordo numa semana para alterar regras de funcionamento

ANT\303\223NIO COTRIM

A conferência de líderes parlamentares prosseguiu esta quarta-feira, sem concluir, a discussão sobre novas regras de funcionamento da Assembleia da República e marcou nova reunião para dentro de uma semana.

A informação foi transmitida pelos secretários da mesa da Assembleia da República Idália Serrão e Duarte Pacheco, após uma reunião quase dedicada em exclusivo às 21 propostas coligidas por Jorge Lacão, deputado do PS e vice-presidente do parlamento, e do próprio Duarte Pacheco, para melhorar o funcionamento da Assembleia.

Os partidos vão tentar chegar a acordo até à próxima conferência de líderes, agendada para dia 21, segundo as mesmas fontes. O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e as bancadas parlamentares têm o acordo para fazer alterações que não impliquem mudanças no parlamento.

Segundo Duarte Pacheco, já há consenso em várias matérias, que não exemplificou.

Regras de agendamento de debates e projetos e o regime de faltas dos deputados estão em análise neste pacote de propostas.

Lusa

  • Faltam 71 obstetras no SNS e as férias vão agravar a situação
    2:32

    País

    Faltam 71 obstetras no Serviço Nacional de Saúde pelas contas da Ordem dos Médicos. Com o verão e as férias à porta, a Ordem alerta para a eventualidade de, nalgumas regiões, ser preciso transferir os partos mais complicados para unidades onde houver especialistas.

  • Combate ao terrorismo e corrupção são prioridades do novo diretor da PJ
    2:42

    País

    O novo diretor da Polícia Judiciária diz que o combate ao terrorismo e à corrupção estão entre as maiores prioridades para a PJ. Mas alerta que são precisos meios para cumprir essa missão. Luís Neves tomou posse esta manhã, depois de 20 anos ligados à investigação do crime mais violento.

  • Uma viagem pela Estrada Nacional 236
    2:52
  • A reconstrução depois da tragédia de Pedrógão
    2:43
  • Três mortos e mais de 200 feridos do sismo no Japão
    1:07

    Mundo

    Pelo menos três pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter que atingiu hoje a região oeste do Japão, segundo um novo balanço das autoridades nipónicas. Uma das vítimas mortais era uma criança de 9 anos.