País

Temperaturas vão descer até 5ºC e chuva no final da semana

David Gray

As temperaturas máximas vão descer entre 2 a 5 graus em todo o território na sexta-feira, altura em que se prevê o regresso dos aguaceiros fracos às regiões do interior, disse hoje a meteorologista Maria João Frada.

Para hoje está previsto um dia de céu pouco nublado ou limpo com alguma nebulosidade, mas apenas limitada ao Cabo Raso e Mondego e a dissipar, disse a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

"Durante a tarde vai haver alguma nebulosidade nas regiões do interior sul e prevê-se uma subida de temperatura, mais significativa no litoral oeste das regiões do Norte e Centro. Vamos ter em todo o território valores de temperatura a variar entre os 24 e 27 graus Celsius. No entanto, na região do Vale do Tejo e em particular na Grande Lisboa e interior do Alentejo e interior Centro vão rondar os 30 graus", indicou.

Para quinta-feira já está prevista uma pequena descida dos valores da temperatura máxima na região Sul e também na região de Lisboa devido à mudança do vento do quadrante leste para o quadrante oeste.

"Nas restantes regiões ainda se preveem temperaturas relativamente elevadas sem variação relativamente ao dia de hoje e por outro lado haverá nebulosidade a partir da manhã nas regiões do interior Norte e Centro onde há possibilidade de ocorrência de trovoadas e aguaceiros pouco prováveis. A probabilidade de acontecer é muito baixa", disse.

Segundo a meteorologista do IPMA, a partir de sexta-feira e até ao fim de semana aumenta a probabilidade de aguaceiros e trovoadas nas regiões do interior.

"A temperatura máxima tem tendência a descer em todo o território na sexta-feira e de forma mais significativa entre os 2 a 4/5 graus Celsius, ou até mais, e depois vão manter-se estáveis durante o fim de semana", adiantou.

Maria João Frada disse ainda que a partir de sexta-feira está prevista também nebulosidade baixa, neblinas e nevoeiros a afetar o litoral oeste com tendência a dissipar ao longo da manhã.

Lusa

  • O tempo para hoje
    1:12

    País

    Para esta 4ª feira, 16 de maio de 2018 está previsto céu pouco nublado ou limpo e pequena subida de temperatura, em especial da máxima e no litoral oeste.

  • Anticiclone dos Açores afasta o verão de Portugal
    1:46

    País

    O verão vai continuar ameno em Portugal e, no início da próxima semana, as temperaturas máximas vão mesmo descer. Um cenário bem diferente do do norte da Europa, onde são as ondas de calor que estão a preocupar as autoridades. 

  • Ryanair prevê cancelamento de 50 voos diários em Portugal
    2:10

    Economia

    A Ryanair vai cancelar até 50 voos em Portugal durante os dois dias de greve, na próxima semana. A companhia irlandesa garante que já contactou 90% dos clientes com viagens marcadas de e para o país, que podem agora pedir o reembolso ou reagendar os voos.

  • Volta ao Mundo em Arroios
    18:46
  • Sócrates defende Pinho e critica Parlamento

    País

    José Sócrates saiu em defesa do seu antigo ministro da Economia, Manuel Pinho. Num artigo de opinião publicado no Expresso, o ex-primeiro-ministro aponta o dedo ao presidente do PSD e ao líder parlamentar do PS.

  • PP espanhol elege o líder mais jovem de sempre

    Mundo

    O novo presidente do Partido Popular (PP) espanhol, Pablo Casado, com 37 anos, é o líder mais jovem que este partido já teve na sua curta história, sendo visto por muitos como defensor da ala mais conservadora e tradicional.