sicnot

Perfil

País

Quem são os 2,4 milhões de portugueses que têm hipertensão

Steve Marcus

Mais de um terço dos portugueses sofre de hipertensão, representado em cerca de 2,4 milhões, segundo o Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF).

Segundo o estudo, a hipertensão é mais frequente em homens (40%) do que em mulheres (32%),

A prevalência da hipertensão é mais elevada (62,6%) na população sem escolaridade ou com o primeiro ciclo, enquanto na população com ensino superior 15,5% sofrem de hipertensão.

Relativamente à ocupação profissional cerca de 65% dos reformados, domésticos ou estudantes têm hipertensão, enquanto a taxa de hipertensos desempregados ronda os 30% e a dos empregados se fixa nos 24,7 por cento.

De acordo com os dados do INSEF mais de 70% da população acima dos 65 anos têm hipertensão e entre os 25 e os 34 anos cerca de 6% são hipertensos.

O estudo foi realizado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e contou com 4.911 pessoas, na sua maioria em idade ativa (84,3% com idade entre os 25 e os 64 anos), cerca de três quintos (63,4%) dos quais "sem escolaridade ou com escolaridade inferior ao ensino secundário" e 11,2% desempregados.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Hipertensão os doentes com hipertensão têm um maior risco de morte ou desenvolvimento de determinadas doenças como a insuficiência cardíaca, acidentes vasculares cerebrais (AVC), enfarte do miocárdio, insuficiência renal ou perda gradual da visão.

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Hipertensão, que se assinala hoje, a Sociedade Portuguesa de Hipertensão escolheu Almada para "capital nacional das comemorações" com a realização de vários rastreios e atividades para a população.

Com Lusa

  • Manual aconselha consumo de potássio na alimentação para prevenir hipertensão

    País

    O manual "A importância do potássio e da alimentação na regulação da pressão arterial" resulta de uma produção conjunta do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável e do Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares da Direção-Geral de Saúde (DGS), contou com a participação de vários especialistas e dirige-se a profissionais de saúde e da educação, mas também a todos os consumidores que querem investir e saber mais sobre a sua saúde.

  • Idosos em Portugal consomem sal acima do recomendado

    País

    Quase todos os idosos portugueses (91,5% dos homens e 80% das mulheres) ingerem sal acima das recomendações da Organização Mundial da Saúde e têm níveis baixos de potássio, concluiu um estudo publicado hoje na revista Food & Nutrition Research.

  • Vem aí uma nova redução do sal, açúcar e gorduras
    2:11

    País

    O Governo pretende reduzir o sal e o açúcar na comida para combater problemas como a diabetes e a hipertensão. As negociações com a indústria alimentar devem arrancar já em fevereiro. Sobre a taxa das bebidas açucaradas, a Ordem dos Nutricionistas diz que a verba resultante devia ter sido aplicada em campanhas de prevenção.

  • A solução de Elon Musk para os engarrafamentos em Los Angeles
    1:23