País

Quem são os 2,4 milhões de portugueses que têm hipertensão

Steve Marcus

Mais de um terço dos portugueses sofre de hipertensão, representado em cerca de 2,4 milhões, segundo o Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF).

Segundo o estudo, a hipertensão é mais frequente em homens (40%) do que em mulheres (32%),

A prevalência da hipertensão é mais elevada (62,6%) na população sem escolaridade ou com o primeiro ciclo, enquanto na população com ensino superior 15,5% sofrem de hipertensão.

Relativamente à ocupação profissional cerca de 65% dos reformados, domésticos ou estudantes têm hipertensão, enquanto a taxa de hipertensos desempregados ronda os 30% e a dos empregados se fixa nos 24,7 por cento.

De acordo com os dados do INSEF mais de 70% da população acima dos 65 anos têm hipertensão e entre os 25 e os 34 anos cerca de 6% são hipertensos.

O estudo foi realizado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e contou com 4.911 pessoas, na sua maioria em idade ativa (84,3% com idade entre os 25 e os 64 anos), cerca de três quintos (63,4%) dos quais "sem escolaridade ou com escolaridade inferior ao ensino secundário" e 11,2% desempregados.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Hipertensão os doentes com hipertensão têm um maior risco de morte ou desenvolvimento de determinadas doenças como a insuficiência cardíaca, acidentes vasculares cerebrais (AVC), enfarte do miocárdio, insuficiência renal ou perda gradual da visão.

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Hipertensão, que se assinala hoje, a Sociedade Portuguesa de Hipertensão escolheu Almada para "capital nacional das comemorações" com a realização de vários rastreios e atividades para a população.

Com Lusa

  • Manual aconselha consumo de potássio na alimentação para prevenir hipertensão

    País

    O manual "A importância do potássio e da alimentação na regulação da pressão arterial" resulta de uma produção conjunta do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável e do Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares da Direção-Geral de Saúde (DGS), contou com a participação de vários especialistas e dirige-se a profissionais de saúde e da educação, mas também a todos os consumidores que querem investir e saber mais sobre a sua saúde.

  • Idosos em Portugal consomem sal acima do recomendado

    País

    Quase todos os idosos portugueses (91,5% dos homens e 80% das mulheres) ingerem sal acima das recomendações da Organização Mundial da Saúde e têm níveis baixos de potássio, concluiu um estudo publicado hoje na revista Food & Nutrition Research.

  • Vem aí uma nova redução do sal, açúcar e gorduras
    2:11

    País

    O Governo pretende reduzir o sal e o açúcar na comida para combater problemas como a diabetes e a hipertensão. As negociações com a indústria alimentar devem arrancar já em fevereiro. Sobre a taxa das bebidas açucaradas, a Ordem dos Nutricionistas diz que a verba resultante devia ter sido aplicada em campanhas de prevenção.

  • "A bebedeira passa, o resto não!"
    2:48

    País

    O INEM socorreu mais de mil menores em coma alcoólico, no ano passado. Por isso, os adolescentes são o alvo da campanha lançada esta sexta-feira pelo Governo: "A bebedeira passa, o resto não!"

  • Sabe que pode estar a pagar 100€ a mais na fatura do gás?
    2:29

    Economia

    A maior parte das empresas fornecedoras de gás continua a cobrar aos clientes a taxa de ocupação do subsolo ao clientes, apesar da lei dizer que deve ser paga pelas empresas desde janeiro de 2017. Cada Câmara Municipal cobra o que entende e há autarquias que não cobram nada. Em alguns casos podemos estar a falar de mais de 8 euros por mês, ou seja, mais de 100 euros por ano.

  • As técnicas e o currículo polémico do Dr. Bumbum
    2:10

    Mundo

    Uma mulher morreu após uma operação aos glúteos, feita na casa de um cirurgião plástico conhecido no Brasil por Dr. Bumbum. Depois de quatro dias em fuga, o homem entregou-se às autoridades. O médico operava as mulheres em casa e no currículo tem um curso que não acabou e pós-graduações que não são reconhecidas.

  • Ir ao Douro e à Nazaré
    25:57
  • O convite que causou surpresa até na Casa Branca
    2:33