sicnot

Perfil

Pequenas grandes histórias

Verme gigante capturado por cientistas nas Filipinas

Verme gigante capturado por cientistas nas Filipinas

São da espécie Kuphus polythalamia, tecnicamente moluscos marinhos, primos de polvos, lulas, ostras. Vivem numa concha em forma de tubo e alimentam-se de sulfeto de hidrogénio, um gás que pode ser encontrado nos ovos podres e carne em decomposição. 

Animal é conhecido pela ciência desde o século XVIII e foi finalmente capturado com vida, nas Filipinas, a três metros de profundidade, espetado na lama. Estes vermes podem medir entre 90 centímetros e 1,5 metro de comprimento.

As bactérias que existem nos organismos destes animais convertem esse gás em energia.
Esta foi a primeira vez que os cientistas encontraram e estudaram um exemplar vivo, como confirma o artigo publicado, esta semana, na revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas).

  • Os efeitos dos incêndios na natureza
    2:46

    País

    Cheias frequentes, erosão dos solos e contaminação dos rios e albufeiras são as previsões unânimes da comunidade científica para os próximos tempos, na sequência dos incêndios florestais. À SIC, o hidrobiólogo Adriano Bordalo Sá e o investigador de recursos florestais Rui Cortes alertam: é necessário começar a tratar da terra queimada o mais rapidamente possível.

  • Número de vítimas mortais dos incêndios sobe para 45

    País

    Uma pessoa que estava internada no Hospital da Prelada, Porto, na sequência dos incêndios do dia 15 nas regiões Centro e Norte, morreu hoje, anunciou a unidade hospitalar, subindo assim para 45 o número de vítimas mortais daqueles fogos.

  • "Eu confiava no BES e dizia aos meus amigos para porem lá o dinheiro"
    0:37
  • Achado inédito encontrado na nau de Vasco da Gama naufragada em Omã

    Mundo

    Uma equipa de investigadores afirma ter encontrado, ao largo da costa de Omã, o mais antigo instrumento de navegação alguma vez descoberto. O achado arqueológico é um astrolábio e terá sido localizado no meio do que resta da nau Esmeralda, da frota de Vasco da Gama, naufragada no Oceano Índico em 1503.

    SIC

  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.