sicnot

Perfil

Pequenas grandes histórias

Verme gigante capturado por cientistas nas Filipinas

Verme gigante capturado por cientistas nas Filipinas

São da espécie Kuphus polythalamia, tecnicamente moluscos marinhos, primos de polvos, lulas, ostras. Vivem numa concha em forma de tubo e alimentam-se de sulfeto de hidrogénio, um gás que pode ser encontrado nos ovos podres e carne em decomposição. 

Animal é conhecido pela ciência desde o século XVIII e foi finalmente capturado com vida, nas Filipinas, a três metros de profundidade, espetado na lama. Estes vermes podem medir entre 90 centímetros e 1,5 metro de comprimento.

As bactérias que existem nos organismos destes animais convertem esse gás em energia.
Esta foi a primeira vez que os cientistas encontraram e estudaram um exemplar vivo, como confirma o artigo publicado, esta semana, na revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas).

  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.