sicnot

Perfil

Pequenas grandes histórias

Morreu Basi, a panda gigante mais velha do mundo

Morreu Basi, a panda gigante mais velha do mundo

Basi vivia em cativeiro na China, há 37 anos, idade que equivale a mais de um século para os humanos. A estação pública chinesa transmitiu, em direto, a cerimónia fúnebre.

Basi nasceu selvagem e foi socorrida muito jovem quando caiu num rio no sudoeste da China. Vivia desde então em cativeiro.

A esperança média de vida deste animais é de cerca de 20 anos mas em cativeiro podem viver mais tempo.

Nos últimos anos, a China desenvolveu programas para preservar a espécie e o seu habitat.

Em 2016, a União Internacional para a Conservação da Natureza mandou retirar o panda gigante da lista das espécies mais ameaçadas de extinção.

Atualmente há menos de dois mil pandas gigantes vivem em liberdade.

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.