sicnot

Perfil

Programas

Via Sacra, na Reportagem Especial

HOJE NO JORNAL DA NOITE

Via Sacra, na Reportagem Especial

A Mata do Buçaco não é apenas o conhecido palácio hotel construído sobre o velho convento de Santa Cruz, dos carmelitas praticantes da austeridade e defesores do ambiente. Mas se a mata é mais do que o palácio hotel, deve-o precisamente aos religiosos que ali se instalaram no século XVII e por ali ficaram até à expulsão das ordens religiosas em 1834. A mata propõe vários trilhos de visita. O da Via Sacra, construída pelos carmelitas, foi rasgado na montanha em 1644. Está hoje em acentuado estado de degradação, à espera de restauro. Construída segundo as dimensões de Jerusalém, a Via Sacra da Mata do Buçaco é um exemplar único no património português.

Nesta Reportagem Especial fazemos uma ponte de quatro mil quilómetros com o jornalista Joaquim Franco no Buçaco e o correspondente da SIC Henrique Cymerman em Jerusalém. Subimos a Via Sacra do Buçaco pelos passos e olhar do frade franciscano capuchinho Fernando Ventura. Percorremos as ruas da Via Dolorosa de Jerusalém, ouvindo peregrinos.

No domingo de Páscoa, no Jornal da Noite.

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.