sicnot

Perfil

Programas

Via Sacra, na Reportagem Especial

HOJE NO JORNAL DA NOITE

Via Sacra, na Reportagem Especial

A Mata do Buçaco não é apenas o conhecido palácio hotel construído sobre o velho convento de Santa Cruz, dos carmelitas praticantes da austeridade e defesores do ambiente. Mas se a mata é mais do que o palácio hotel, deve-o precisamente aos religiosos que ali se instalaram no século XVII e por ali ficaram até à expulsão das ordens religiosas em 1834. A mata propõe vários trilhos de visita. O da Via Sacra, construída pelos carmelitas, foi rasgado na montanha em 1644. Está hoje em acentuado estado de degradação, à espera de restauro. Construída segundo as dimensões de Jerusalém, a Via Sacra da Mata do Buçaco é um exemplar único no património português.

Nesta Reportagem Especial fazemos uma ponte de quatro mil quilómetros com o jornalista Joaquim Franco no Buçaco e o correspondente da SIC Henrique Cymerman em Jerusalém. Subimos a Via Sacra do Buçaco pelos passos e olhar do frade franciscano capuchinho Fernando Ventura. Percorremos as ruas da Via Dolorosa de Jerusalém, ouvindo peregrinos.

No domingo de Páscoa, no Jornal da Noite.

  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.