sicnot

Perfil

Programas

Via Sacra, na Reportagem Especial

HOJE NO JORNAL DA NOITE

Via Sacra, na Reportagem Especial

A Mata do Buçaco não é apenas o conhecido palácio hotel construído sobre o velho convento de Santa Cruz, dos carmelitas praticantes da austeridade e defesores do ambiente. Mas se a mata é mais do que o palácio hotel, deve-o precisamente aos religiosos que ali se instalaram no século XVII e por ali ficaram até à expulsão das ordens religiosas em 1834. A mata propõe vários trilhos de visita. O da Via Sacra, construída pelos carmelitas, foi rasgado na montanha em 1644. Está hoje em acentuado estado de degradação, à espera de restauro. Construída segundo as dimensões de Jerusalém, a Via Sacra da Mata do Buçaco é um exemplar único no património português.

Nesta Reportagem Especial fazemos uma ponte de quatro mil quilómetros com o jornalista Joaquim Franco no Buçaco e o correspondente da SIC Henrique Cymerman em Jerusalém. Subimos a Via Sacra do Buçaco pelos passos e olhar do frade franciscano capuchinho Fernando Ventura. Percorremos as ruas da Via Dolorosa de Jerusalém, ouvindo peregrinos.

No domingo de Páscoa, no Jornal da Noite.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sol e calor ficam para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10