sicnot

Perfil

Programas

Reportagem Especial apresenta “As pessoas crescidas nunca percebem nada”

Reportagem Especial apresenta “As pessoas crescidas nunca percebem nada”

Em menos de um século, passámos de um extremo ao outro: de crianças completamente à solta para crianças superprotegidas. Hoje em dia, a falta de autonomia dada pelos pais aos filhos e o medo generalizado faz com que os mais novos passem demasiado tempo sem estarem ativos, sem brincarem livremente, sem estarem com os amigos. A maioria vive confinada a espaços fechados, desde a casa, o carro e a escola. Vivemos uma situação de perigo com problemas graves de saúde pública, como a obesidade. O número de crianças medicadas para estarem quietas e atentas é cada vez maior. Estudos comprovam que as crianças que não se confrontam com o risco tornam-se adultos imaturos e inseguros. E que as crianças ativas e com oportunidade de socializar aprendem melhor. Entrevistámos famílias em diferentes pontos do país, a viver em grandes cidades e no meio rural, comparámos a infância entre as várias gerações e conversámos com especialista

  • Pinto da Costa internado após queda

    Desporto

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, sofreu uma queda e foi internado de urgência no Hospital de São João. O acidente já foi confirmado pelo clube em comunicado.

  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Mulher do primeiro-ministro japonês "é uma mulher fantástica mas não fala inglês"
    0:35

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos falou pela primeira vez sobre o segundo encontro que manteve com Vladimir Putin, durante a Cimeira do G20, em Hamburgo. Donald Trump explica que a conversa com o Presidente russo resultou de uma troca de lugares durante um jantar. Trump ficou ao lado da mulher do primeiro-ministro japonês, que não saberia falar inglês, e Melania estava sentada ao pé do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11